GameMaking: Uma Metodologia para o Ensino de Informática para Alunos do Ensino Fundamental através da criação de Jogos Digitais

Thiago Silva Mello, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças

Resumo


Considerando jogos eletrônicos como um grande atrativo de entretenimento de pessoas de todas as idades, incluindo os jovens, este trabalho busca propor e avaliar uma metodologia de ensino de informática para turmas do ensino fundamental II baseada na produção de jogos eletrônicos por intermédio da ferramenta de autoria GameMaker. A metodologia foi projetada para tentar introduzir em aulas de informática para o ensino fundamental atividades relacionadas ao desenvolvimento de jogos simples, utilizando princípios pedagógicos propostos pela literatura. Na avaliação da metodologia proposta foram executadas as atividades previstas pela metodologia junto aos alunos de uma escola. Além disso, foram analisados os resultados produzidos pelos alunos nas aulas de informática e suas respostas a um questionário online e anônimo de avaliação.


Palavras-chave


Jogos eletrônicos, ensino de informática, GameMaker

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.197

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.197

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)