Um Ambiente Colaborativo para o Ensino à Distância

Marta Costa Rosatelli, Marcello Thiry, Ricardo Miranda Barcia

Resumo


A aprendizagem colaborativa é uma característica implícita na aprendizagem através de estudos de caso, na medida em que o método requer que os estudantes colaborem para resolver um caso. Neste artigo, descreve-se um ambiente de aprendizado colaborativo inteligente que apoia a atividade de grupo na aprendizagem através de estudos de caso à distância. A arquitetura do sistema é baseada em agentes e o sistema dá assistência aos estudantes durante o processo colaborativo de desenvolver uma solução para um estudo de caso.

Palavras-chave


Aprendizagem colaborativa apoiada por computadores; inteligência artificial na educação; ensino à distância; aprendizagem através de estudos de caso; ensino de engenharia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2000.6.1.83-94

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2000.6.1.83-94

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)