CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UMA HORTA MEDICINAL ELETRÔNICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Ellen Suzi Cavalcanti Lima Constantino, Rejane Martins Novais Barbosa, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr., Zélia Maria Soares Jófili

Resumo


Esta pesquisa integra ensino de Ciências e novas tecnologias, numa experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental, descrevendo a construção de uma Horta Medicinal Eletrônica e a utilização de diferentes ambientes virtuais de aprendizagem (mural, chat, email). As atividades desenvolvidas, em uma dimensão diferente da tradicionalmente utilizada em salas de aulas, levaram os alunos a perceberem a importância do uso das novas tecnologias na educação. A construção e utilização da Horta Medicinal Virtual, como ambiente virtual de ensino-aprendizagem, atuou como ferramenta para a construção do conhecimento sobre plantas medicinais e a conscientização para a preservação dessas espécies.

Palavras-chave


ambientes virtuais; plantas medicinais; ensino de ciências

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2004.12.1.43-47

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2004.12.1.43-47

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)