Sobre a Inclusão de Pessoas Cegas em Atividades de Ensino Eletrônico de UML
Resumo
A UML - Linguagem de Modelagem Unificada é uma notação padrão para o desenvolvimento de software, amplamente adotada na academia e na indústria em todo o mundo. Devido ao uso quase exclusivo da sua notação gráfica, a inclusão de pessoas cegas em atividades baseadas em UML ainda é um desafio. No que diz respeito à educação presencial de UML, existem várias medidas que podem contribuir para superar este desafio, tal como o uso de objetos físicos para representar elementos de diagramas - exemplos incluem objetos ilustrativos e canetas para desenho em alto relevo. Estas soluções permitem a condução de atividades colaborativas entre participantes cegos e de visão normal. No entanto, estas medidas não são efetivas em atividades de ensino eletrônico dada a distância física entre os participantes. Neste contexto, este artigo aborda o problema da inclusão de pessoas cegas em atividades de ensino eletrônico de UML. Inicialmente, o artigo estabelece os requisitos necessários para tornar essa inclusão possível por meio de uma revisão da literatura conduzida para identificar estudos relacionados à acessibilidade de diagramas UML para pessoas cegas combinado à experiência de um dos autores em lecionar UML para aprendizes cegos. Ademais, o artigo analisa ferramentas que permitem a representação de diagramas UML em formato acessível a pessoas cegas, bem como avalia estas ferramentas quanto ao cumprimento dos requisitos estabelecidos. Os resultados indicam a carência de soluções que permitem a inclusão de pessoas cegas nestas atividades sem afetar a distância transacional, ou seja, a percepção de distanciamento sentida pelo aluno em atividades de aprendizagem. Por fim, o artigo apresenta as estratégias, padrões de projeto e frameworks considerados na implementação de um protótipo de ferramenta web que atende aos requisitos estabelecidos. Na parte final do artigo, direções para trabalhos futuros são apresentadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.18
DOI (PDF (English)): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.18
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)