Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino

Emília Ferreira, Adriana Soares, Cabral Lima

Resumo


Esta publicação mostra uma pesquisa original sobre implicações conceituais decorrentes de pesquisas de campo que usam ambientes computacionais de ensino. Os resultados de um estudo de caso confirmaram a  hipótese de que a participação de professores em pesquisas de campo desta natureza pode servir de auto-estímulo para: i) dar continuidade à formação; ii) aprimorar as conceitualizações  e os futuros processos de ensino e aprendizagem. O uso de demonstrações matemáticas foi particularmente analisado e essa abordagem embasou os propósitos sedimentais de identificar, compreender e codificar as conceitualizações, dadas as habilidades docentes em fazer demonstrações. Os resultados também mostraram que as conceitualizações adquiridas em pesquisas de campos são conservadas e se traduzem posteriormente numa docência mais segura, ladeada por uma maior habilidade e um uso mais consciente de ambientes computacionais de ensino.

Palavras-chave


práticas docentes, geometria dinâmica, ambientes computacionais de ensino, demonstrações matemáticas, pesquisas de campo

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.13

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.13

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)