Integração de uma Metodologia de Ensino Presencial de Programação com um Sistema Tutor Inteligente

Sahudy Montenegro Gonzalez, Annabell Del Real Tamariz

Resumo


O presente trabalho propõe a aplicação de uma metodologia de ensino de programação, integrada à utilização de recursos tecnológicos como instrumento de apoio ao ensino presencial. Assim, foi desenvolvido um ambiente virtual, denominado O HALYEN, como um Sistema Tutor Inteligente. O propósito do ambiente é atuar como uma ferramenta tecnológica de auxílio ao ensino presencial, através da escolha dinâmica da estratégia pedagógica, segundo o perfil ou características de cada aluno. Este artigo apresenta a metodologia utilizada em sala de aula para o ensino de programação, a arquitetura do ambiente e suas duas fases. Como parte do ambiente inteligente foram definidas quatro emoções que são inferidas a partir da definição de eventos, regras e um perfil inicial do aluno calculado com a aplicação do questionário MSLQ.  Os resultados preliminares da proposta se mostram bastante animadores e vêm da execução de uma primeira oficina com alunos do curso de Computação para coleta de dados para treinamento da inferência das emoções e avaliação das estratégias pedagógicas propostas.


Palavras-chave


sistema tutor inteligente, agentes inteligentes, inferência de emoções, ensino de programação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.16

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.16

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)