EducAR – Quadrics: Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada

Lidiane Teixeira Pereira, Douglas Coelho Braga Oliveira, Igor Freitas Couto, Alessandreia Marta Oliveira, Rodrigo Luis Souza Silva

Resumo


A Educação é um campo com grande potencial para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada. Tais aplicações podem ajudar no processo de ensino e aprendizagem de estruturas tridimensionais como, por exemplo, das Superfícies Quádricas. Neste trabalho é apresentado o EducAR - Quadrics, um aplicativo de apoio ao ensino destas superfícies de maneira lúdica e interativa, utilizando como recurso tecnológico a Realidade Aumentada para dispositivos móveis. O aplicativo foi desenvolvido para smartphones e tablets, para que os alunos tenham acesso em seus próprios dispositivos, podendo utilizar não somente em sala de aula, mas também em seus estudos individuais. Utilizando o aplicativo, o usuário consegue visualizar as seis principais superfícies quádricas e alterar parâmetros em suas equações. Uma avaliação qualitativa inicial foi realizada após o lançamento da primeira versão e as considerações dos participantes sobre a contribuição do aplicativo foram positivas. A partir disso, uma nova versão foi elaborada e um estudo experimental incluindo uma análise qualitativa e quantitativa foi proposto. Foi possível concluir que o EducAR - Quadrics se mostrou tão eficiente e eficaz quanto à abordagem convencional avaliada, tornando a realização das tarefas, de acordo com os usuários, mais interessante.


Palavras-chave


Realidade Aumentada; Ensino; Mobile; Cálculo

Texto completo:

PDF

Referências


Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S., & MacIntyre, B. (2001). Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, 21(6), 34–47. [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Recent+advances+in+augmented+reality&btnG=]

Bimber, O., & Raskar, R. (2005). Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds. Natick, MA, USA: A. K. Peters, Ltd. [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Spatial+Augmented+Reality+Merging+Real+and+Virtual+Worlds&btnG=]

Bujak, K. R., Radu, I., Catrambone, R., Macintyre, B., Zheng, R., & Golubski, G. (2013). A psychological perspective on augmented reality in the mathematics classroom. Computers & Education, 68, 536–544. doi: 10.1016/j.compedu.2013.02.017 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=A+psychological+perspective+on+augmented+reality+in+the+mathematics+classroom&btnG=]

Cavalcante, R. S., Fernandes, F. G., Lamounier, E., & Cardoso, A. (2016). Aplicação de realidade aumentada móvel para apoio ao ensino de crianças. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), 691. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.691 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Aplicacao+de+Realidade+Aumentada+Movel+para+Apoio+ao+Ensino+de+Criancas&btnG=]

Conover, W. (1999). Practical nonparametric statics. John Wiley & Sons, Inc., New York, 130–133. [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Practical+nonparametric+statics&btnG=]

Fernandes, F. G., Oliveira, L. C., & Oliveira, E. C. (2016). Aplicação de realidade aumentada móvel para apoio à alfabetização de crianças com autismo. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), 1374. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.1374 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Aplicacao+de+Realidade+Aumentada+Movel+para+Apoio+a+Alfabetizacao+de+Criancas+com+Autismo&btnG=]

Juristo, N., & Moreno, A. M. (2013). Basics of software engineering experimentation. Springer Science & Business Media. [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Basics+of+software+engineering+experimentation&btnG=]

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology. [https://scholar.google.com.br/scholar?q=A+technique+for+the+measurement+of+attitudes&btnG=]

Oliveira, R. C., Silva, D., Fernandes, F. G., Oliveira, L. C., & Oliveira, E. C. (2016). Aplicativo de aprendizagem móvel utilizando realidade aumentada para ensino de língua inglesa. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), 731. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.731 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Aplicativo+de+Aprendizagem+Movel+utilizando+Realidade+Aumentada+para+Ensino+de+Lingua+Inglesa&btnG=]

Pereira, L., Oliveira, D., Couto, I., Oliveira, A., & Silva, R. L. S. (2017). Uma ferramenta de apoio ao ensino de cálculo com realidade aumentada. In Simpósio brasileiro de informática na educação (Vol. 28, p. 595). doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.595 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Uma+Ferramenta+de+Apoio+ao+Ensino+de+Calculo+com+Realidade+Aumentada&btnG=]

Posada, J. E. G., Buchdid, S. B., & Baranauskas, M. C. C. (2016). Informatics in education: what the works published in brazil reveal. Brazilian Journal of Computers in Education, 24(1), 142. doi: 10.5753/rbie.2016.24.1.142 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Informatics+in+education+what+the+works+published+in+Brazil+reveal&btnG=]

Root, R. W., & Draper, S. (1983). Questionnaires as a software evaluation tool. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 83–87. doi: 10.1145/800045.801586 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Questionnaires+as+a+software+evaluation+tool&btnG=]

Royston, P. (1995). Remark as r94: A remark on algorithm as 181: The w-test for normality. Journal of the Royal Statistical Society. Series C (Applied Statistics), 44(4), 547–551. doi: 10.2307/2986146 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Remark+AS+R94+A+remark+on+algorithm+AS+181+The+W-test+for+normality&btnG=]

Santos, O. L., Prado Rafalski, J., & Menezes, C. S. (2013). Uma game engine para aventuras pedagógicas locativas em realidade aumentada. In Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie) (Vol. 24, p. 396). doi: 10.5753/cbie.sbie.2013.396 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Uma+game+engine+para+aventuras+pedagogicas+locativas+em+realidade+aumentada&btnG=]

Santos, R. J. (2010). Matrizes vetores e geometria analítica. Imprensa UFMG. [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Matrizes+Vetores+e+Geometria+Analitica+Santos&btnG=]

Scotta, A., Hüttner, V., Machado, K. S., Pinto, I., Couto, Z., & Espíndola, D. B. (2014). Uma aplicação da realidade aumentada em laboratórios mistos para ensino de química. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 3(1), 564. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2014.564 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Uma+aplicacao+da+Realidade+Aumentada+em+Laboratorios+Mistos+para+Ensino+de+Quimica&btnG=]

Silva, J., Souza, F. F., Sedraz, L., & Ramos, J. L. C. (2015). Adoção de realidade aumentada no ensino de resistência dos materiais. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4(1), 1198. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2015.1198 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Adocao+de+Realidade+Aumentada+no+Ensino+de+Resistencia+dos+Materiais&btnG=]

Silveira, A. L. M., Biazus, M. C. V., & Axt, M. (2011). Diálogos na arte: Sistema de autoria em realidade aumentada. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1(1). doi: 10.5753/cbie.sbie.2011.%25p [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Dialogos+na+Arte+Sistema+de+Autoria+em+Realidade+Aumentada&btnG=]

Wilcoxon, F. (1945). Individual comparisons by ranking methods. Biometrics bulletin, 1(6), 80–83. doi: 10.2307/3001968 [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Individual+comparisons+by+ranking+methods&btnG=]

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., & Wesslén, A. (2000). Experimentation in Software Engineering: An Introduction. Norwell, MA, USA: Kluwer Academic Publishers. [https://scholar.google.com.br/scholar?q=Experimentation+in+Software+Engineering+Wohlin&btnG=]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.198

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)