COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Alves, M. D., & Neto, J. C. P. (2019). Sofrimento psíquico no trabalho e estresse ocupacional em professores: causas e consequências. Revista Psicologia e Educação On-Line, 2(2), 40-46. Disponível em: http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/Files/Other/Artigos%20OnLine/2019V2/6-V2N2online2019.pdf [GS Search]
Aparicio, M., & Bacao, F. (2013, July). E-learning concept trends. In Proceedings of the 2013 International Conference on Information Systems and Design of Communication (pp. 81-86). doi: 10.1145/2503859.2503872 [GS Search]
Araujo, R. M., & Pimentel, M. (2020). #Fique em Casa, mas se mantenha ensinando-aprendendo: algumas questões educacionais em tempos de pandemia. SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/03/30/fiqueemcasa/
Araújo, F. J. O., de Lima, L. S. A., Cidade, P. I. M., Nobre, C. B., & Neto, M. L. R. (2020). Impact of Sars-Cov-2 And its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry Research, 112977. doi: 10.1016/j.psychres.2020.112977 [GS Search]
Baião, L. D. P. M., & Cunha, R. G. (2013). Doenças e/ou disfunções ocupacionais no meio docente: uma revisão de literatura. Formação@ Docente, 5(1), 6-21. doi: 10.15601/2237-0587/fd.v5n1p6-21 [GS Search]
Brasil. Ministério da Educação. (2018). O que é educação a distância? Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia
Brasil. Ministério da Educação. (2020). PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=PRT&numero=343&ano=2020&ato=6f5UTVE5EMZpWT599
Brasil. Ministério da Educação. (2020a). PORTARIA Nº 473, DE 12 DE MAIO DE 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-473-de-12-de-maio-de-2020-256531507
Brasil. Ministério da Educação. (2020b). PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020. Disponível em: https://covid.inteligov.com.br/publicacoes/42699-portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020
Calais, S. L., Andrade, L. M. B. D., & Lipp, M. E. N. (2003). Diferenças de sexo e escolaridade na manifestação de stress em adultos jovens. Psicologia: Reflexão e crítica, 16(2), 257-263. doi: 10.1590/S0102-79722003000200005 [GS Search]
Carlotto, M. S., & Palazzo, L. D. S. (2006). Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, 22, 1017-1026. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2006.v22n5/1017-1026/pt/ [GS Search]
Cordeiro, J. A., Guillen, G., Gala, L., Lupiani, M., Benitez, G., & Gómez, A. (2003). Prevalencia del Síndrome de Burnout en los maestros. Resultados de una investigación preliminar. Psicologia. com, 7(1), 1-6. Disponível em: https://psiquiatria.com/estres-62/prevalencia-del-sindrome-de-burnout-en-los-maestros-resultados-de-una-investigacion-preliminar/
Costa, C. J. (2007). Modelos de educação superior a distância e implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 15(2). Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/63 [GS Search]
Dotta, S., Aguiar, P. H. L., de Oliveira, C. A., & da Cunha Jorge, É. F. (2014). A mediação em aulas virtuais síncronas via webconferência. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(01), 56. doi: 10.5753/rbie.2014.22.01.56 [GS Search]
Faria, D. D. P., & Gallo-Penna, E. C. (2009). Dimensões do estresse na carreira docente de professores do ensino fundamental. FAZU em Revista, (06). Disponível em: https://www.fazu.br/ojs/index.php/fazuemrevista/article/viewFile/30/24
Fogaça, M. D. C., Carvalho, W. B. D., Cítero, V. D. A., & Nogueira-Martins, L. A. (2010). Preliminary study about occupational stress of physicians and nurses in pediatric and neonatal intensive care units: the balance between effort and reward. Revista latino-americana de enfermagem, 18(1), 67-72. doi: 10.1590/S0104-11692010000100011 [GS Search]
Fundação Carlos Chagas. (2020). Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/fcc-divulga-resultados-iniciais-de-pesquisa
Genuíno, S. L. V. P., da Silva Gomes, M., & de Moraes, E. M. (2009). O Estresse ocupacional e a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho: suas influências no comportamento dos professores da rede privada do Ensino Médio de João Pessoa. Anagrama, 3(2), 1-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35426 [GS Search]
Gomes, J. H., & Caetano, J. C. R. (2014). Educação a distância, democracia e sustentabilidade. Jequié/Lisboa: Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/172.pdf
Goulart Junior, E., & Lipp, M. E. N. (2008). Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais. Psicologia em estudo, 13(4), 847-857. doi: 10.1590/S1413-73722008000400023 [GS Search]
Guglielmi, R. S., & Tatrow, K. (1998). Occupational stress, burnout, and health in teachers: A methodological and theoretical analysis. Review of educational research, 68(1), 61-99. doi: 10.3102/00346543068001061 [GS Search]
Hindle, T. (1998). Como reduzir o estresse. Dorling kindersley Limited.
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27. Disponível em: https://medicine.hofstra.edu/pdf/faculty/facdev/facdev-article.pdf [GS Search]
Huang, Y., & Zhao, N. (2020). Chinese mental health burden during the COVID-19 pandemic. Asian Journal of Psychiatry, 51, 102052. doi: 10.1016/j.ajp.2020.102052 [GS Search]
Kuklinski, H.P., & Cobo, C. (2020). Expandir la universidad más allá de la enseñanza remota de emergencia - Ideas hacia un modelo híbrido post-pandemia. Outliers School. Barcelona. Disponível em: http://outliersschool.net/project/universidadpostpandemia/
Lazzarotto, L. L., de Paiva Oliveira, A., Braga, J. L., & dos Passos, F. J. V. (2011). A educação em ambientes virtuais: proposição de recursos computacionais para aumentar a eficiência do processo ensino-aprendizado. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(02), 42. doi: 10.5753/rbie.2011.19.02.42 [GS Search]
Lederman, D. (2020). Will shift to remote teaching be boon or bane for online learning. Inside Higher Ed. Disponível em: https://www.insidehighered.com/digital-learning/article/2020/03/18/most-teaching-going-remote-will-help-or-hurt-online-learning
Leite, A. F., & Nogueira, J. A. D. (2017). Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 42. doi: 10.1590/2317-6369000010116 [GS Search]
Leiter, M. P., & Maslach, C. (2017). Burnout and engagement: Contributions to a new vision. Burnout Research, 5, 55-57. doi: 10.1016/j.burn.2017.04.003 [GS Search]
Lipp, M. N (Org). (2002). O Stress do Professor. Campinas (SP): Papirus.
Luca, J. (2006, January). Using blended learning to enhance teaching and learning. In Proceedings of the 8th Australasian Conference on Computing Education-Volume 52 (pp. 3-4). Disponível em: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.5555/1151869.1151870 [GS Search]
Martins, M. D. G. T. (2007). Sintomas de stress em professores brasileiros. Revista Lusófona de Educação, (10), 109-128. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S1645-72502007000200009&script=sci_arttext&tlng=en [GS Search]
Maslach, C., & Jackson, S. E. (1981). The measurement of experienced burnout. Journal of organizational behavior, 2(2), 99-113. doi: 10.1002/job.4030020205 [GS Search]
Mesquita, A. A., Gomes, D. S., Lobato, J. L., Gondim, L., & de Souza, S. B. (2013). Estresse e síndrome de burnout em professores: Prevalência e causas. Psicologia Argumento, 31(75). doi: 10.7213/psicol.argum.31.075.DS05 [GS Search]
Mezzaroba, O., Feitosa, R. J. R, Silveira, V.O & Séllos-Knoerr, V. C. (2014) Direito e Novas Tecnologias. Curitiba: Clássica Editora.
Miranda, L. C. S., Pereira, C. A., & Passos, J. P. (2009). O estresse nos docentes de enfermagem de uma universidade pública. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, 1(2). Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/410 [GS Search]
Moore, M. G. (1972). Learner autonomy: The second dimension of independent learning. Convergence, 5(2), 76. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/026768752863637ca2c2f4efd6eb0140/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2030445 [GS Search]
Moore, M. G., & Diehl, W. C. (2019). Handbook of Distance Education. Fourth Edition. New York: Routledge.
Oliveira, E. R. A. D., Garcia, Á. L., Gomes, M. J., Bittar, T. O., & Pereira, A. C. (2012). Gênero e qualidade de vida percebida: estudo com professores da área de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 17, 741-747. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2012.v17n3/741-747/ [GS Search]
Odriozola-González, P., Planchuelo-Gómez, Á., Irurtia, M. J., & de Luis-García, R. (2020). Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research, 113108. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113108 [GS Search]
Pather, N., Blyth, P., Chapman, J. A., Dayal, M. R., Flack, N. A., Fogg, Q. A., Green, R. A., Hulme, A. K., Johnson, I. P., Meyer, A. J., Morley, J. W., Shortland, P. J., Mirjana, G., Valter, K., Webb, A. L., Woodley, S. J., & Lazarus, M. D. (2020). Forced Disruption of Anatomy Education in Australia and New Zealand: An Acute Response to the Covid-19 Pandemic. Anatomical sciences education, 13(3), 284-300. doi: 10.1002/ase.1968 [GS Search]
Peters, O. (2004). A educação a distância em transição. Editora UNISINOS, São Leopoldo.
Pistone, M. (2015). Law schools and technology: where we are and where we are heading. Journal of Legal Education, 64(4), 586-604. [GS Search]
Plessis, M. (2019). Coping with occupational stress in an open distance learning university in South Africa. Journal of Psychology in Africa, 29(6), 570-575. doi: 10.1080/14330237.2019.1689466 [GS Search]
Poalses, J., & Bezuidenhout, A. (2018). Mental health in higher education: A comparative stress risk assessment at an open distance learning university in South Africa. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 19(2). doi: 10.19173/irrodl.v19i2.3391 [GS Search]
Prado, C. E. P. (2016). Estresse ocupacional: causas e consequências. Rev Bras Med Trab. 14(3):285-9. doi: 10.5327/Z1679-443520163515 [GS Search]
Sá, S. C. D. A., Silva, R. M. D., Kimura, C. A., Pinheiro, G. Q., Guido, L. D. A., & Moraes Filho, I. M. (2018). Estresse em docentes universitários da área de saúde de uma faculdade privada do entorno do Distrito Federal. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, 7(3), 200-207. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/321 [GS Search]
Sadir, M. A., Bignotto, M. M., & Lipp, M. E. N. (2010). Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paideia, 20(45), 73-81. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3054/305423775010.pdf [GS Search]
Sahu, P. (2020). Closure of universities due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, 12(4). doi: 10.7759/cureus.7541 [GS Search]
Sarmento, T. S., Gomes, A. S., & Moreira, F. (2018, October). Classroom adaptations for blended learning practices. In Proceedings of the Sixth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (pp. 723-728). doi: 10.1145/3284179.3284296 [GS Search]
Thomson, D. I. (2009). Law school 2.0: Legal education for a digital age. LexisNexis.
Weber, L. N. D., Leite, C. R., Stasiak, G. R., da Silva Santos, C. A., & Forteski, R. (2015). O estresse no trabalho do professor. Imagens da educação, 5(3), 40-52. doi: 10.4025/imagenseduc.v5i3.25789 [GS Search]
Weller, M. (2020). 25 Years of Ed Tech. Au Press. Edmonton. [GS Search]
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.864
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.864
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)