Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso

Christiane Gresse von Wangenheim, Vinícius Rodrigues Nunes, Giovane Daniel dos Santos

Resumo


Apesar da computação estar presente em todos os setores da sociedade hoje, existe uma carência de conhecimento e interesse da população nesta área. Uma das razões é a ausência do ensino de computação já no ensino fundamental. Observa-se que hoje o ensino focando somente na utilização de TI (IT literacy – alfabetização digital) não é mais suficiente. Já no Ensino Fundamental precisa-se ensinar a proficiência digital (IT fluency), incluindo o pensamento computacional e a programação. Isto atualmente é uma tendência mundial e existem diversos ambientes para ensinar computação para esta faixa etária. Um dos mais populares é SCRATCH - uma linguagem de programação visual com que crianças podem programar e compartilhar histórias interativas, jogos e animações. Porém, atualmente ainda existem poucas pesquisas sistemáticas adaptadas e aplicadas na realidade brasileira. Dentro deste contexto, o presente estudo de caso propõe uma unidade instrucional para o ensino de computação no Ensino Fundamental I de forma interdisciplinar seguindo as diretrizes de currículo para o ensino de computação K-12 usando SCRATCH. A unidade instrucional foi aplicada e avaliada com uma turma do 1. Ano de uma escola em Florianopolis/SC. Os resultados demonstram que a unidade instrucional e o uso do SCRATCH possibilitaram a aprendizagem de conceitos básicos de computação (especificamente da programação) de forma efetiva e divertida e despertaram o interesse e motivação dos alunos para esta área de conhecimento. 


Palavras-chave


Ciência da Computação, Ensino Fundamental, Scratch, Pensamento Computacional, Programação

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.115

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.115

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)