Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso
Resumo
Apesar da computação estar presente em todos os setores da sociedade hoje, existe uma carência de conhecimento e interesse da população nesta área. Uma das razões é a ausência do ensino de computação já no ensino fundamental. Observa-se que hoje o ensino focando somente na utilização de TI (IT literacy – alfabetização digital) não é mais suficiente. Já no Ensino Fundamental precisa-se ensinar a proficiência digital (IT fluency), incluindo o pensamento computacional e a programação. Isto atualmente é uma tendência mundial e existem diversos ambientes para ensinar computação para esta faixa etária. Um dos mais populares é SCRATCH - uma linguagem de programação visual com que crianças podem programar e compartilhar histórias interativas, jogos e animações. Porém, atualmente ainda existem poucas pesquisas sistemáticas adaptadas e aplicadas na realidade brasileira. Dentro deste contexto, o presente estudo de caso propõe uma unidade instrucional para o ensino de computação no Ensino Fundamental I de forma interdisciplinar seguindo as diretrizes de currículo para o ensino de computação K-12 usando SCRATCH. A unidade instrucional foi aplicada e avaliada com uma turma do 1. Ano de uma escola em Florianopolis/SC. Os resultados demonstram que a unidade instrucional e o uso do SCRATCH possibilitaram a aprendizagem de conceitos básicos de computação (especificamente da programação) de forma efetiva e divertida e despertaram o interesse e motivação dos alunos para esta área de conhecimento.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.115
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.115
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)