Financial Tool: uma Ferramenta Web para o Ensino de Matemática Financeira

Diogo Albino de Queiroz, Giovane Maia do Vale, João Gabriel Ribeiro

Resumo


Ao se pesquisar na literatura pertinente, verificou-se que havia uma certa vacuidade de materiais voltados ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, que versassem sobre Matemática Comercial e Financeira, e, principalmente, sobre aplicações práticas nestas áreas. Assim, o objetivo deste artigo foi discutir o aspecto prático do ensino de Matemática Financeira para a formação dos alunos do Ensino Médio, a fim de incentivá-los a pensar em seu futuro financeiro. Nestes termos, com o objetivo de facilitar a abstração dos conceitos e materializar sua dinâmica, foi construída uma ferramenta Web que permite ao usuário simular os ganhos que terá com um determinado investimento. A ferramenta Web, denominada Financial Tool, contempla simuladores para os investimentos em Caderneta de Poupança, Certificado de Depósito Bancário, Fundos DI, Fundos de Renda Fixa e Fundos de Ações. Para a construção dos simuladores de cada aplicação foi utilizado o software GeoGebra e para a construção da página do Financial Tool foram utilizadas as linguagens HTML e CSS. A ferramenta Web, além de poder ser utilizada localmente, pode também ser utilizada de forma online. Por sua vez, os códigos HTML foram validados por meio de um validador online disponibilizado pelo W3C (World Wide Web Consortium). Considerando o aspecto tutorial/didático deste trabalho, por fim são apresentadas atividades relativas a cada tipo de aplicação, apoiadas pelo Financial Tool. Por meio do material bibliográfico gerado e do Financial Tool, espera-se que os alunos do Ensino Médio e demais interessados alcancem a compreensão sobre a Matemática Financeira e, particularmente, sobre as aplicações financeiras. Espera-se ainda que, o uso destes recursos possa estimular os estudantes/usuários a pouparem, a fim de que venham a conquistar sua independência financeira, ou ainda, que consigam, por meio de disciplina e planejamento, alcançarem os seus objetivos de vida.

Palavras-chave


Educação Financeira; Matemática Financeira; Investimentos; Ferramenta Web

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.102

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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