O uso dos repositórios na visão do Designer Instrucional

Juliana Bordinhão Diana, Cecilia Estela Giuffra Palomino, Marina Keiko Nakayama, Fernando José Spanhol, Ricardo Azambuja Silveira

Resumo


O processo de produção de material didático para a Educação a Distância exige dos profissionais envolvidos a busca constante por ferramentas e recursos que contribuam com a criação do conteúdo. Nesse sentido, os repositórios atuam como espaços que armazenam objetos de aprendizagem e materiais didáticos já produzidos para que estes sejam utilizados ou adaptados de acordo com a proposta do curso. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetiva apontar qual o estado atual do uso dos repositórios de Objetos de Aprendizagem na visão do Designer Instrucional. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando como estratégia de investigação entrevistas semiestruturadas com a participação de seis profissionais de design instrucional. Os resultados apontaram o baixo uso dos repositórios de objetos de aprendizagem no processo de construção do material didático para os cursos oferecidos na modalidade à distância, sendo percebido que essa escolha dos designers instrucionais acontece por razões como a pouca divulgação dos repositórios, falta de conhecimento de procedimentos de busca de repositórios, por considerar mais prático o processo de criação do material desde o início, além de poder elaborar um material específico para os objetivos propostos, colaborando assim com a compreensão acerca do tema.

Palavras-chave


Repositórios; Designer Instrucional; Objetos de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.173

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.173

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)