Formalização e Validação de Padrões para Apoiar o Design de Sistemas Educacionais com Coautoria
Resumo
A adequação no conteúdo educacional de acordo com a cultura, o conhecimento e valores dos alunos permite aos mesmos identificarem relação entre o que estão aprendendo e suas realida-des e, consequentemente se sentirem mais interessados e engajados no aprendizado. Contudo, no contexto da informática na educação, fazer o design de sistemas educacionais para permitir a adequação é um desafio, tanto pela falta de técnicas para apoiar o design, quanto pela dificuldade em identificar o que adequar, como permitir e facilitar essa adequação, pois muitos dos usuários desses sistemas, como educadores e alunos, não têm conhecimento e experiência com design, fazendo com que essa tarefa seja complexa. Neste contexto, este artigo apresenta conceitos relacionados com a adequação de sistemas, que podem ser utilizados na área educacional, enfatizando a coautoria como a possibilidade de permitir aos usuários terem apoio para perceberem e inserirem as informações que serão exibidas nos sistemas. Para apoiar o design, este artigo descreve a formalização de nove padrões com soluções de sucesso para problemas recorrentes no design de sistemas educacionais que permitam coautoria e, para ilustrar como aplicá-los, há a descrição de um estudo de caso mostrando evidências de que esses padrões apoiam o design de forma que a coautoria seja percebida e utilizada.
Palavras-chave
Coautoria; Educação; Sistema Educacional; Padrões; Design
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.43
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.43
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)