Uma Oficina de Inclusão Digital para a Construção Social: estudo de caso no CEET Vasco Coutinho – Espírito Santo
Resumo
O presente artigo tem como objetivo estudar a relação entre o trabalho desenvolvido na oficina de inclusão digital com a melhoria da autoestima e desempenho dos alunos participantes de cursos técnicos do Centro de Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa que busca diagnosticar se a oficina de inclusão digital contribuiu com conhecimentos adequados de informática para melhorar desempenho dos alunos nos cursos técnicos da instituição. Através de questionários e entrevistas com os alunos participantes da oficina de inclusão digital, buscou-se, inicialmente, entender o nível de conhecimento de informática dos alunos; posteriormente, os dados foram relacionados com o conhecimento e habilidades adquiridas ao termino da oficina de inclusão digital. A pesquisa indica que a oficina de inclusão digital teve um efeito positivo na elevação do nível dos conhecimentos de informática dos alunos participantes da oficina.
Palavras-chave
Novas tecnologias. Inclusão digital. Informática.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.13
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.13
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)