A mediação em aulas virtuais síncronas via webconferência

Silvia Dotta, Paulo Henrique Lopes Aguiar, Camila Areias de Oliveira, Érica Ferreira da Cunha Jorge

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir as possibilidades e estratégias para a mediação de uma aula virtual síncrona conduzida por webconferência. Esta discussão se dá a partir de uma concepção dialógica de Educação, que privilegia a co-participação de estudantes e tutores na trajetória de aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que o tutor tem o papel de educador e é um dos sujeitos responsáveis pela formação de estudantes, uma vez que irá mediar a aprendizagem, estabelecendo um diálogo ao mesmo tempo acolhedor e instigador da problematização do conhecimento. Neste sentido, foi analisada uma aula conduzida por webconferência, na qual o tutor assume a função de mediador técnico e pedagógico junto aos estudantes em auxílio ao professor. Observou-se nesta análise que a atuação do tutor como mediador técnico minimiza dificuldades e imprevistos, enquanto que a mediação pedagógica entrelaçada às funções de mediador técnico pode favorecer as estratégias de acolhimento e diálogo, o que conduz a uma problematização e co-laboração entre os participantes dos grupos.

Palavras-chave


Mediação técnica. Mediação pedagógica, Diálogo Virtual, Aprendizagem dialógica

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.56

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.56

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)