Estimativa de Desempenho Acadêmico de Estudantes: Análise da Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados em Cursos a Distância

Ernani Gottardo, Celso Antônio Alves Kaestner, Robinson Vida Noronha

Resumo


Ambientes educacionais têm incorporado o uso de Softwares para apoio às atividades de ensino. Para o desenvolvimento de cursos a distância a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tornou-se fundamental. Um AVA normalmente armazena grandes volumes de dados, registrando detalhadamente as atividades desenvolvidas pelos estudantes. Esses dados podem ser utilizados para a descoberta de informações que auxiliem professores na gestão do processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, através da utilização de técnicas de mineração de dados, investiga-se como obter inferências relativas ao desempenho de estudantes em cursos a distância baseando-se em dados obtidos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Experimentos realizados demonstraram a viabilidade desta proposta, atingindo-se índices entre 73% e 80% de acerto nas estimativas de desempenho acadêmico dos estudantes.

Palavras-chave


Mineração de Dados Educacionais; Educação a Distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Estimativa de Desempenho de Estudantes

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.45

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.45

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)