AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES DE EAD: UMA PROPOSTA DE SUPORTE TECNOLÓGICO E CONCEITUAL

Joice Lee Otsuka, Heloísa Vieira da Rocha

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de suporte tecnológico e conceitual para a avaliação formativa em Ambientes de Educação a Distância. O modelo proposto procura apoiar a avaliação formativa no escopo da educação a distância, com ênfase na avaliação de atividades de aprendizagem colaborativas. O modelo explora tecnologias computacionais para prover um suporte mais efetivo à avaliação formativa em duas pontas: (1) por um lado espera-se facilitar o planejamento de atividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como o registro de regulações providas pelos formadores para as participações nestas atividades; (2) por outro lado, espera-se reduzir a quantidade de informações a ser analisada, auxiliando o formador na recuperação e na análise de informações quantitativas e qualitativas relevantes às regulações das participações, de acordo com os critérios definidos no planejamento da avaliação de cada atividade de aprendizagem.

Palavras-chave


educação a distância; avaliação formativa; aprendizagem colaborativa

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.2.33-41

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.2.33-41

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)