Nativos e imigrantes: Questionando a fluência tecnológica docente

Tel Amiel, Sergio Ferreira do Amaral

Resumo


O desenvolvimento de competências a habilidades relacionados às novas mídias é tema de cres- cente interesse em todos os níveis de educação. Neste trabalho buscamos investigar o significa- do de "fluência tecnológica" para o professor do ensino básico. Partindo de um questionário enviado a 52 docentes em serviço apresentamos uma perspectiva mais complexa e sistêmica em torno do conceito de fluência tecnológica, apresentando uma interpretação alternativa para o aparente contraste entre o professor “imigrante” e o aluno “nativo” digital.


Palavras-chave


Fluência tecnológica, novas mídias, professor, nativo digital, alfabetização digital, cultura digital

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.1

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.1

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)