Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação
Resumo
Após um vertiginoso boom da utilização da linguagem LOGO com crianças na década de 80, presenciamos o desafio de reencontrar na atividade de programação as potencialidades para o desenvolvimento da aprendizagem na escola. O presente artigo, contextualizado pela experiência piloto do Programa Federal Um Computador por Aluno, busca contribuir com a construção de um modelo de trabalho que inclua a atividade de programação no auxílio ao desenvolvimento da conceituação, por meio do exame da aplicação do ambiente de autoria multimídia Squeak Etoys. Propõe-se a construção de indicadores com base na metodologia de Projetos de Aprendizagem e na fundamentação da Epistemologia Genética de Piaget.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.51
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.51
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)