Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação

Bruno Fagundes Sperb, Patrícia Behling Schäfer, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


Após um vertiginoso boom da utilização da linguagem LOGO com crianças na década de 80, presenciamos o desafio de reencontrar na atividade de programação as potencialidades para o desenvolvimento da aprendizagem na escola. O presente artigo, contextualizado pela experiência piloto do Programa Federal Um Computador por Aluno, busca contribuir com a construção de um modelo de trabalho que inclua a atividade de programação no auxílio ao desenvolvimento da conceituação, por meio do exame da aplicação do ambiente de autoria multimídia Squeak Etoys. Propõe-se a construção de indicadores com base na metodologia de Projetos de Aprendizagem e na fundamentação da Epistemologia Genética de Piaget.


Palavras-chave


Squeak Etoys; programming activity; learning; conceptualization; Genetic Epistemology

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.51

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.51

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)