Uma Infraestrutura Descentralizada para Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
Resumo
Este artigo propõe uma infraestrutura descentralizada para ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada Global. As duas principais contribuições da proposta consistem na sua estratégia de descentralização e na sua arquitetura extensível baseada em agentes de software. A Global pode ser especializada para a criação de ambientes de aprendizagem ubíqua, através da extensão dos seus agentes ou através da adição de novos. O texto apresenta a arquitetura da infraestrutura, descrevendo os agentes e os componentes auxiliares. O artigo aborda ainda a implementação da Global e sua avaliação através de três aplicações, sendo duas relacionadas à educação. A avaliação mostra que a infraestrutura suporta adequadamente o desenvolvimento de sistemas educacionais descentralizados, principalmente contemplando as características consideradas estratégicas na aprendizagem ubíqua.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.85
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.85
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)