Banco Internacional de Objetos Educacionais: Repositório Digital para o uso da Informática na Educação

Paloma Alinne Rodrigues, Klaus Schlunzen Junior, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Maria Inês Ribas Rodrigues

Resumo


O presente artigo tem o intuito de analisar o processo de pesquisa, seleção e catalogação de Objetos Educacionais (OE), relacionados ao Ensino de Física, para o repositório educacional “Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Este repositório foi criado no ano de 2008 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com diversas instituições, entre elas Universidades Públicas e Federais. Dentre essas instituições destaca-se a participação da equipe da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP) com a responsabilidade de catalogar 800 OE de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, serão avaliadas as iniciativas relacionadas a formação de professores para o uso do repositório por meio de cursos na modalidade a Distância, bem como pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas na FCT/UNESP e na Universidade Federal do ABC(UFABC).


Palavras-chave


Formação de Professores;Repositório Educacional;Educação;Objetos Educacionais;Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE);

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.1.111

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.1.111

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)