Proposta de um instrumento digital para a verificação do comportamento de motoristas

Amanda Bifano Balbinot, Milton Antônio Zaro

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a aplicação de um jogo digital de  trânsito, destinado a auxiliar na área de educação e segurança de trânsito. O interesse principal deste trabalho é a investigação e o desenvolvimento de um instrumento, jogo, que permita identificar e avaliar a ocorrência de comportamentos de risco em condutores com habilitação categoria B. Está fundamentado, em trabalhos que caracterizam o cometimento de erros, lapsos e violações que ensejam o envolvimento em acidentes de trânsito, tendo como base o Driver Behavior Questionnaire (DBQ) [1] e em dados estatísticos sobre as infrações mais cometidas. A identificação de forma precoce de fatores preditores de comportamentos de risco no trânsito tem sua relevância por corroborar para a efetividade das intervenções preventivas na área de trânsito

[1] Questionário sobre o Comportamento do Motorista (QCM)


Palavras-chave


Jogo digital de Trânsito

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.70

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.70

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)