- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Ética e boas práticas
Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) é uma revista científica mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Até 2019, a RBIE publicava três edições por ano. Em 2020, a revista passou a publicar os artigos em fluxo contínuo, de modo a agilizar o processo editorial.
A revista busca trabalhos científicos de excelência (com metodologia científica sólida e correta) desenvolvidos por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Também busca disseminar as ferramentas, métodos e práticas que ajudam no uso efetivo de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, com contribuição relevante ao estado da prática.
Através da publicação de pesquisa de alta qualidade, a RBIE deseja ampliar o entendimento sobre como melhorar a educação e aprendizagem através do uso efetivo de tecnologias inovadoras, de acordo com a realidade brasileira e mundial.
A RBIE oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona democratização do conhecimento.
Audiência
Pesquisadores da área de Informática na Educação e educadores interessados nos avanços e inovações da tecnologia para a Educação.
Palavras-chave
Informática na Educação; Tecnologia Educacional; Informática na Escola; Computação; Educação; Aprendizagem; Ensino; Cognição
Políticas de Seção
Artigos
A seção de Artigos se destina a publicação de trabalhos originais de pesquisa com resultados já consolidadados. Os trabalhos devem ter em torno de 10 a 22 páginas e devem possuir resultados qualitativos e/ou quantitativos que podem ser analisados e, possivelmente, replicados por outros pesquisadores.
![]() |
![]() |
![]() |
Desafios
Esta seção é dedicada a artigos de autores convidados para trazer reflexões e resultados inovadores sobre problemas atuais da área.
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos Premiados
Seção exclusiva para artigos convidados que receberam prêmios nos eventos organizados pela CEIE.
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos Convidados
![]() |
![]() |
![]() |
Edição Especial:: Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura - Tecnologias na Educação Básica
A seção Edição Especial: Mapeamento Sistemático e
Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso de
Tecnologias Educacionais na Educação Básica se destina a publicação de trabalhos originais de pesquisa submetidos para esta edição especial.
- Ig Bittencourt
- Diego Dermeval
- Seiji Isotani
- Leonardo Marques
![]() |
![]() |
![]() |
Edição Especial:: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia
A seção Edição Especial: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia se destina a publicação de trabalhos originais de pesquisa submetidos para esta edição especial.
Editores- Tel Amiel
- Ellen Barbosa
![]() |
![]() |
![]() |
Edição Especial:: A Produção Técnico-científica no Âmbito da Licenciatura em Computação
A seção Edição Especial:A Produção Técnico-científica no Âmbito da Licenciatura em Computação se destina a publicação de trabalhos originais de pesquisa submetidos para esta edição especial.
Editores- Pasqueline Dantas Scaico
![]() |
![]() |
![]() |
Edição Especial:: Construindo sinergias Latino-americanas (LATAM) para pesquisas colaborativa
A seção Edição Especial: Construindo sinergias Latino-americanas (LATAM) para pesquisa colaborativa em computação e educação
Editores- Laura Gaytán-Lugo
- Juan Gonzalez Calleros
- Josefina Guerrero García
- Soraia Prietch
- José Rojano Cáceres
- J. Alfredo Sánchez
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos submetidos para publicação na Revista serão avaliados por, pelo menos, três membros do Corpo de Revisores da RBIE. O corpo de revisores é formado por pesquisadores doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação, das mais variadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.
Os pareceres dos revisores indicam se o artigo submetido está adequado para publicação na revista considerando os seguintes critérios:
- Originalidade do trabalho;
- Qualidade da pesquisa;
- Relevância para a pesquisa em Informática na Educação;
- Apresentação das idéias (Estrutura, coesão e coerência, recursos gráficos, referências etc.)
Além dos pareceres, os revisores fazem recomendações para melhoria do texto que devem ser consideradas para elaboração da versão revisada do artigo (em caso de aceite do artigo) ou para uma nova submissão (em caso de rejeição do artigo).
A versão revisada dos trabalhos aceitos para publicação será verificada pela comissão editorial e pode ser retornada aos autores para eventuais ajustes.
Periodicidade
Até 2019, a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) foi publicada em três edições anuais. A partir de 2020, a revista adota o processo de fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Ética e boas práticas
A RBIE está comprometida em manter os mais altos padrões éticos a fim de garantir a qualidade e integridade dos trabalhos publicados. Dessa forma, a RBIE possui os seguintes princípios:
- Os editores e revisores da RBIE trabalham voluntariamente para manter a qualidade dos trabalhos publicados e podem, a qualquer momento, apontar irregularidades nos trabalhos que violarem direitos autorais ou apresentarem alguma forma de plágio.
- Os editores garantem a confidencialidade dos trabalhos apresentados até que sejam publicados, exceto no caso de publicações de artigos premiados e de edições especiais, onde os autores dos trabalhos já são conhecidos.
- Os revisores são obrigados a tratar o manuscrito recebido para revisão por pares como confidencial, e não devem usar as informações obtidas através de revisão por pares para obter vantagem pessoal.
- Os autores devem garantir que eles tenham escrito obras originais. Quando os autores usam outros materiais, fontes devem ser apropriadamente citadas. Qualquer tentativa de plágio deve ser levar à rejeição do manuscrito submetido.
- Autores não devem submeter o mesmo trabalho ou descrever essencialmente a mesma pesquisa em mais de um veículo de publicação (evento ou periódico). Apresentação do mesmo manuscrito a mais de um veículo constitui simultaneamente um comportamento antiético.