Uma abordagem de design para MOOC: um mapeamento sistemático da articulação entre design instrucional e de interação
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Alario-Hoyos, C., Pérez-Sanagustín, M., Kloos, C. D., e Muñoz-Merino, P. J. (2014). Recommendations for the design and deployment of moocs: insights about the mooc digital education of the future deployed in miríadax. Proceedings of the Second International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, pp. 403–408.[DOI:10.1145/2669711.2669931].[GS Search]
Baloi, J. A. (2009). A concepção da educação democrática na obra “Democracia e Educação” de Jonh Dewey. Monografia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade São Tomás de Moçambique, Maputo, [s. n.].[GS Search]
Baturay, M. H. (2015). An overview of the world of moocs. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 174, pp. 427–433.[DOI:10.1016/j.sbspro.2015.01.685].[GS Search]
Boall, H., Chaves, M., e Stallivieri, L. (2015). Os moocs e o processo de internacionalização das instituições de ensino superior. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária –CIGU INPEAU/Universidade Federal de Santa Catarina, [s. n.].[GS Search]
Dal Forno, J. P., e Knoll, G. F. (2013). Os moocs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n .3, pp. 178–194.[GS Search]
Delavar, A. (2017). The effect of moocs instructional design model-based on student’s learning and motivation. Man In India, v. 97, n. 11, pp. 115–126.[GS Search]
Do Rêgo, B. B., Garrido, F., e Matos, E. (2017). Identifying influences of the quality of interaction on dropout rates of mooc: preliminary results. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. Recife -PE. Anais Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, v. 28, n. 1, pp. 1766-1768.[DOI:10.5753/cbie.sbie.2017.1766].[GS Search]
Do Rêgo, B. B., Garrido, F. A., e de Souza Matos, E. (2018). Moodle como ambiente mooc:orientações para o redesign de interação. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 16, n. 1, pp. 1-10.[DOI:10.22456/1679-1916.86050].[GS Search]
Fassbinder, A., Delamaro, M. E., e Barbosa, E. F. (2014). Construção e uso de moocs: uma revisão sistemática. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. Recife -PE. Anais Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, pp. 332-341. [DOI:10.5753/cbie.sbie.2014.332].[GS Search]
Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. Pearson Education do Brasil. São Paulo. [GS Search]
Filatro, A., & Piconez, S. C. B. (2004). Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac. [GS Search]
Garrido, F., do Rêgo, B. B., e Matos, E. (2018). Design instrucional orientado a artefatos: uma abordagem participativa e distribuída. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. Fortaleza -CE. Anais Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, v. 29, n. 129, pp. 258-268. [DOI:10.5753/cbie.sbie.2018.258].[GS Search]
Garrido, F. A. (2018). Uma Abordagem Unificada de Design para Modelagem da Comunicação e Instrução para MOOC. Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação. Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Grainger, B. (2013). Introduction to MOOCs: avalanche, illusion or augmentation. Policy Brief - UNESCO (july). Institute for Information Technologies in Education. [URL: http://iite.unesco.org/pics/publications/en/files/3214722.pdf].[GS Search]
Howley, I., Tomar, G. S., Ferschke, O., e Rose, C. P. (2017.). Reputation systems impact on help seeking in mooc discussion forums. IEEE Transactions on Learning Technologies, n. 1, pp. 1–14. [DOI:10.1109/TLT.2017.2776273].[GS Search]
Huang, B., e Hew, K. F. (2017). Factors influencing learning and factors influencing persistence: A mixed-method study of mooc learners’ motivation. Proceedings of the 2017 International Conference on Information System and Data Mining, , Charleston, SC, USA. ACM. pp. 103-110. [DOI:10.1145/3077584.3077610].[GS Search]
Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, pp. 1–26. [GS Search]
Kloos, C. D., Ibáñez, M. B., Alario-Hoyos, C., Muñoz-Merino, P. J., Ayres, I. E., Panadero, C. F., e Villena, J. (2016). From software engineering to courseware engineering. In 2016 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pp. 1122-1128. [DOI:10.1109/EDUCON.2016.7474695].[GS Search]
Loiola, E., e Rocha, M. C. F. (2002). Aprendizagem no Processo de Seleção de Ferramenta CASE para o Estado da Bahia. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 2, pp. 145-166. [DOI: 10.1590/S1415-65552002000200009].[GS Search]
Löwgren, J. (2013). Interaction design-brief intro. The Encyclopedia of Human Computer Interaction, 2nd Ed.”. Mads Soegaard and Rikke Friis Dam (Eds.). The Interaction Design Foundation, Aarhus, Dinamarca, Chapter 1. [URL: http://www.interactiondesign.org/encyclopedia/interaction_design.html].[GS Search]
Matta, C. E., e Figueiredo, A. P. S. (2013). Mooc: transformação das práticas de aprendizagem. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, v. 10, pp. 1-15. [DOI: 10.13140/RG.2.1.1392.8086].[GS Search]
Mattar, J. (2013). Fóruns de discussão em educação à distância: Moodle, facebook e redu. Tecnologia Educacional. Revista Da Associação Brasileira De Tecnologia Educacional, v. 202, pp. 6–17. [GS Search].
Pappano, L (2012). The year of the mooc. The New York Times, v. 2, n. 12, pp. 1–7. [GS Search].
Ramírez-Vega, A., Iniesto, F., e Rodrigo, C. (2017). Raising awareness of the accessibility challenges in mathematics moocs. Proceedings of the 5th International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, n. 92, pp. 1-8. [DOI: 10.1145/3144826.3145435].[GS Search]
Rocha, R. d. S., e Fantinato, M. (2013). The use of software product lines for business process management: A systematic literature review. Information and Software Technology, v. 55, n. 8, pp. 1355–1373. [DOI: 10.1016/j.infsof.2013.02.007].[GS Search]
Rodés, V., Mustaro, P. N., Silveira, I. F., Omar, N., e Ochôa, X. (2014). Instructional design models to support collaborative open books for open education. In Proceedings of the XV International Conference on Human Computer Interaction, [s. n], ACM. [DOI: 10.1145/2662253.2662346].[GS Search]
Rodrigues, P. A., Brandão, L. d. O., e Brandão, A. A. F. (2016). Let us learn together!: Do complementary abilities foster pair collaboration in web-based learning? Frontiers in Education Conference (FIE), IEEE, pp. 1–8. [DOI: 10.1109/FIE.2016.7757375].[GS Search]
Rodrigues, R. L., Ramos, J. L. C., Silva, J. C. S., e Gomes, A. S. (2016). Discovery engagement patterns moocs through cluster analysis. IEEE Latin America Transactions, v. 14, n. 9, pp. 4129–4135. [DOI: 10.1109/TLA.2016.7785943].[GS Search]
Rogers, Y., Sharp, H., e Preece, J. (2013). Design de interação: além da interação humano-computador. Bookman. [GS Search]
Sa’don, N. F., Alias, R. A., & Ohshima, N. (2014). Nascent research trends in moocs in higher educational institutions: A systematic literature review. Web and Open Access to Learning (ICWOAL), 2014 International Conference on, pp. 1–4. [DOI: 10.1109/ICWOAL.2014.7009215].[GS Search]
Santos, O. C., Boticario, J. G., e Pérez-Marín, D. (2014). Extending web-based educational systems with personalised support through user centred designed recommendations along the e-learning life cycle. Science of Computer Programming, v. 88, pp .92–109. [DOI: 10.1016/j.scico.2013.12.004].[GS Search]
Zawacki-Richter, O., e Naidu, S. (2016). Mapping research trends from 35 years of publications in distance education. Distance Education, v. 37, n. 3, pp. 245–269. [DOI: 10.1080/01587919.2016.1185079].[GS Search]
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.115
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)