SES: Um Sistema Baseado na Web para o Design e a Condução de Experimentos Educacionais

James Roberto Bombasar, André Luís Alice Raabe

Resumo


Um experimento baseado na web, também referido como experimento baseado na Internet ou experimento online, é um método de pesquisa experimental em que o experimento é conduzido sobre a Internet. Diversas vantagens proporcionadas pela utilização da abordagem web para a condução de pesquisas podem ser identificadas na literatura. No entanto, apesar de o método experimental baseado na web ter sido muito utilizado na área da Psicologia ao longo das últimas décadas, ainda há pouca literatura a respeito na área da Educação. O presente trabalho apresenta um sistema baseado na web para a condução de experimentos educacionais. O sistema, bem como o método experimental baseado na web, é avaliado por meio de um experimento piloto replicado com 6 turmas de alunos (n=107). Os resultados demonstram que, além das vantagens já elencadas na literatura, os experimentos baseados na web podem fornecer um melhor controle sobre diversos tipos de ameaças à validade interna e externa em alguns tipos de cenários.

Palavras-chave


Experimentos Baseados na Web; Ameàças à Validade Interna e Externa; Pesquisa Experimental em Educação; Smart Experiment System

Texto completo:

PDF

Referências


Bakla, A., Çekiç, A., & Köksal, O. (2013). Web-based surveys in educational research. International Journal of Academic Research, 5(1), 5-13. [GS Search]

Bayazit, A., & Aşkar, P. (2012). Performance and duration differences between online and paper–pencil tests. Asia Pacific Education Review, 13(2), 219-226. doi: 10.1007/s12564-011-9190-9 [GS Search]

Benfield, J. A., & Szlemko, W. J. (2006). Internet-based data collection: Promises and realities. Journal of Research Practice, 2(2), Article D1. [GS Search]

Beuckelaer, A. D., & Lievens, F. (2009). Measurement equivalence of paper-and-pencil and Internet organisational surveys: A large scale examination in 16 countries. Applied Psychology, 58(2), 336-361. doi: 10.1111/j.1464-0597.2008.00350.x [GS Search]

Bouguen, A., & Gurgand, M. (2012, February 21). Randomized controlled experiments in education. European Expert Network on Economics of Education (EENEE). Retrieved from: http://www.eenee.de/dms/EENEE/Analytical_Reports/EENEE_AR11.pdf

Braga, J (Org.). (2014). Objetos de aprendizagem, volume 1: Introdução e fundamentos. Santo André: UFABC. Retrieved from http://proec.ufabc.edu.br/uab/metdesOA2/2014-BRAGA-livro-oa-cap01.pdf

Cochran, W. G. (1977). Sampling techniques. New York: John Wiley & Sons.

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education. New York: Routledge. [GS Search]

Creswell, J. W. (2012). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Boston: Pearson. [GS Search]

Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: SAGE Publications. [GS Search]

Fraenkel, J. R., & Wallen, N. E. (2009). How to design and evaluate research in education. New York: McGraw-Hill. [GS Search]

Greiner, B. (2003, August 12). The online recruitment system ORSEE: A guide for the organization of experiments in economics. Jena: Max-Planck-Inst. for Research into Economic Systems, Strategic Interaction Group. Retrieved from ftp://papers.econ.mpg.de/esi/discussionpapers/2003-10.pdf

Lefever, S., Dal, M., & Matthíasdóttir, Á. (2007). Online data collection in academic research. British Journal of Educational Technology, 38(4), 574-582. doi: 10.1111/j.1467-8535.2006.00638.x [GS Search]

Maschio, E., & Direne, A. I. (2015). Múltiplas representações externas no suporte à aquisição de conhecimento em programação de computadores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(3). doi: 10.5753/rbie.2015.23.03.81 [GS Search]

Mayo, N., Corley, M., & Keller, F. (2005, October 24). WebExp2 Eperimenter’s Manual. Edinburgh: University of Edinburgh. Retrieved from http://groups.inf.ed.ac.uk/webexp/docs/UserManual.pdf

Musch, J., & Reips, U.-D. (2000). A brief history of Web experimenting. Psychological Experiments on the Internet, 61-87. doi: 10.1016/b978-012099980-4/50004-6 [GS Search]

Naumann, A., Brunstein, A., & Krems, J. F. (2007). DEWEX: A system for designing and conducting Web-based experiments. Behavior Research Methods, 39(2), 248-258. doi: 10.3758/bf03193155 [GS Search]

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2016). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Retrieved from http://www.nic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Edu_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf

Pereira, L. F. D., Lapolli, F., Sampaio, F. F., Motta, C. L. R., & Oliveira, C. E. T. (2010). Ateliê de objetos de aprendizagem: Uma abordagem para o ensino de computação em cursos técnicos. Revista Brasileira de Informática na Educação, 18(3). doi: 10.5753/RBIE.2010.18.03.04 [GS Search]

Puma, M. J., Olsen, R. B., Bell, S. H., & Price, C. (2009). What to do when data are missing in group randomized controlled trials. Washington, DC: National Center for Education Evaluation and Regional Assistance, Institute of Education Sciences, U.S. Department of Education. [GS Search]

Raabe, A. L. A., Santana, A. L. M., Zanini, A. S., & Vieira, M. F. V. (2016). Influência dos enunciados na resolução de problemas de programação introdutória. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1). doi: 10.5753/rbie.2016.24.1.66 [GS Search]

Reips, U.-D. (2002). Standards for Internet-based experimenting. Experimental Psychology, 49(4), 243-256. [GS Search]

Reips, U.-D. (2007). The methodology of Internet-based experiments. Oxford Handbooks Online. doi: 10.1093/oxfordhb/9780199561803.013.0024 [GS Search]

Reips, U.-D. (2008). How Internet-mediated research changes science. In A. Barak (Ed.), Psychological aspects of cyberspace: theory, research, applications. Cambridge: Cambridge University Press. [GS Search]

Reips, U.-D., & Lengler, R. (2005). The Web Experiment List: A web service for the recruitment of participants and archiving of Internet-based experiments. Behavior Research Methods, 37(2), 287-292. doi: 10.3758/bf03192696 [GS Search]

Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC. [GS Search]

Stamper, J. C., Lomas, D., Ching, D., Ritter, S., Koedinger, K. R., & Steinhart, J. (2012). The rise of the Super Experiment. Proceedings of the 5th International Conference on Educational Data Mining, 196-200. [GS Search]

Thompson, S. K. (2012). Sampling. Hoboken: John Wiley & Sons.

Trochim, W. M., & Donnelly, J. P. (2006). Research methods knowledge base. Mason, OH: Atomic Dog. [GS Search]

Vieira, P. V., Raabe, A. L. A., & Zeferino, C. A. (2010). Bipide - Ambiente de desenvolvimento integrado para a arquitetura dos processadores BIP. Revista Brasileira de Informática na Educação, 18(1). doi: 10.5753/rbie.2010.18.01.32 [GS Search]

Vosylis, R., Malinauskienė, O., & Žukauskienė, R. (2012). Comparison of Internet-based versus paper-and-pencil administered assessment of positive development indicators in adolescents' sample. Psichologija, 45: 7-21. [GS Search]

Weigold, A., Weigold, I. K., & Russell, E. J. (2013). Examination of the equivalence of self-report survey-based paper-and-pencil and Internet data collection methods. Psychological Methods, 18(1), 53-70. doi: 10.1037/a0031607 [GS Search]

Wright, B., & Ogbuehi, A. O. (2014). Surveying adolescentes: The impact of data collection methodology on response quality. The Electronic Journal of Business Research Methods, 12(1), 41-53. [GS Search]

Wu, W., & Little, T. D. (2011). Quantitative research methods. In B. B. Brown and M. Prinstein (Eds.), Encyclopedia of Adolescence. Vol 1: Normative Development. Oxford, UK: Elsevier.




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.03.30

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.03.30

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)