VIDA ODONTO: Ambiente de Realidade Virtual para Treinamento Odontológico
Resumo
O treinamento de procedimentos médicos invasivos na etapa pré-clínica é um grande desafio educacional. A abordagem tradicional, com animais e cadáveres, apresenta problemas éticos e práticos. Uma solução promissora é a utilização de realidade virtual (RV), que permite simulações realistas de baixo custo, repetibilidade e feedback em tempo real. Tal constatação motivou o desenvolvimento do ambiente VIDA Odonto, o qual utiliza tecnologias avançadas de RV, modelagem realista do paciente e interação imersiva tridimensional. O protótipo desenvolvido, do módulo do ambiente virtual desse sistema, foi testado e avaliado por profissionais com experiência na prática clínica e principiantes, demonstrando a viabilidade de se tornar um recurso educacional relevante em cursos de odontologia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Azer, S. A.,&Eizenberg, N. (2007). Do we need dissection in an integrated problem-based learning medical course? perceptions of first-and second-year students. Surgical and Radiologic Anatomy, 29(2), 173–180. doi: 10.1007/s00276-007-0180-x [GS Search].
Bakr, M. M., Massey, W., & Alexander, H. (2013). Evaluation of simodont (R) haptic 3d virtual reality dental training simulator. International journal of dental clinics, 5(4). [GS Search].
Battulga, B., Konishi, T., Tamura, Y., & Moriguchi, H. (2012). The effectiveness of an interactive 3-dimensional computer graphics model for medical education. Interactive journal of medical research, 1(2). doi: 10.2196/ijmr.2172 [GS Search].
Biocca, F., Harms, C.,&Gregg, J. (2001). The networked minds measure of social presence: Pilot test of the factor structure and concurrent validity. In 4th annual international workshop on presence, philadelphia, pa (pp. 1–9). [GS Search].
Bowman, D. A., Kruij, E., LaViola Jr, J. J., & Poupyrev, I. (2001). An introduction to 3-d user interface design. Presence: Teleoperators and virtual environments, 10(1), 96–108. doi: 10.1162/105474601750182342 [GS Search].
Correa, C. G. (2015). Simulação de inserção de agulha para treinamento de procedimento de anestesia odontológica. Universidade de São Paulo.
Finkelstein, P., & Mathers, L. H. (1990). Post-traumatic stress among medical students in the anatomy dissection laboratory. Clinical Anatomy, 3(3), 219–226. doi: 10.1002/ca.980030308 [GS Search].
Fugill, M. (2013). Defining the purpose of phantom head. European Journal of Dental Education, 17(1). doi: 10.1111/eje.12008 [GS Search].
Gustavson, N. (1988). The eect of human dissection on first-year students and implications for the doctor-patient relationship. Academic Medicine, 63(1), 62–4. doi: 10.1097/00001888-198801000-00011 [GS Search].
Hancock, D., Williams, M., & Taylor, A. (1998). Psychological impact of cadavers and prosections on physiotherapy and occupational therapy students. Australian Journal of Physiotherapy, 44(4), 247–255. doi: 10.1016/s0004-9514(14)60384-6 [GS Search].
McLachlan, J. C., Bligh, J., Bradley, P., & Searle, J. (2004). Teaching anatomy without cadavers. Medical education, 38(4), 418–424. doi: 10.1046/j.1365-2923.2004.01795.x [GS Search].
Melo, C., Aceiro, J., Nunes, F., Tori, R., & Muntoreanu, I. (2011). Implementação de atlas virtual: Definição de procedimentos e ações para o ensino da assistência ao parto. VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 4291–4297. [GS Search].
Mirghani, I., Mushtaq, F., Allsop, M., Al-Saud, L., Tickhill, N., Potter, C., . . . Manogue, M. (2016). Capturing dierences in dental training using a virtual reality simulator. European Journal of Dental Education. doi: 10.1111/eje.12245 [GS Search].
Nielsen, J. (2012). How many test users in a usability study. Nielsen Norman Group, 4(06). [GS Search].
Pereira, L. A. P. (2016). Criação, desenvolvimento, aplicação e validação de um simulador computadorizado de realidade virtual para o ensino e treinamento de bloqueio do nervo alveolar inferior. Universidade Estadual de Campinas.
Poyade, M., Lysakowski, A., & Anderson, P. (2014). Development of a haptic training simulation for the administration of dental anaesthesia based upon accurate anatomical data. In Proceedings of the eurovr - conference and exhibition of the european association of virtual and augmented reality (p. 143-7). [GS Search].
Rebelo, I. B., & Pinho, M. S. (2004). Interação em ambientes virtuais imersivos. Realidade Virtual–Conceitos e Tendências. Editora Mania de Livro: São Paulo. [GS Search].
Ren, Q., Wang, Y., Zheng, Q., Ye, L., Zhou, X., & Zhang, L. (2017). Survey of student attitudes towards digital simulation technologies at a dental school in china. European Journal of Dental Education, 21(3), 180–186. doi: 10.1111/eje.12198 [GS Search].
Tori, A., Leite, K., Pacolla, S., Amantini, S. R., & Machado, M. A. (2014). Modelagem realística de cabeça infantil para aplicação em simulador de anestesia odontológica. Iniciação-Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, 4(3). [GS Search].
Tori, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. SENAC. [GS Search].
Tori, R., Marques, F., Nakamura, R., Bernardes, J., Correa, C., & Tokunaga, D. (2009). Design de interaçao para um atlas virtual de anatomia usando realidade aumentada e gestos. Interaction South America, 9, 1–12. [GS Search].
Tori, R., Nunes, F. L., Gomes, V. H., & Tokunaga, D. M. (2009). Vida: Atlas anatômico 3d interativo para treinamento a distância. In Anais do workshop de informática na escola (Vol. 1, pp. 1801–1810). [GS Search].
Tori, R., Wang, G., Sallaberry, L., Tori, A., de Oliveira, E. C., & Machado, M. A. d. A. M. (2016). Treinamento odontológico imersivo por meio de realidade virtual. In Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie) (Vol. 27). doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.400 [GS Search].
Vora, J., Nair, S., Gramopadhye, A. K., Duchowski, A. T., Melloy, B. J., & Kanki, B. (2002). Using virtual reality technology for aircraft visual inspection training: presence and comparison studies. Applied ergonomics, 33(6), 559–570. doi: 10.1016/s0003-6870(02)00039-x [GS Search].
Xu, D. (2006). A neural network approach for hand gesture recognition in virtual reality driving training system of spg. In Pattern recognition, 2006. icpr 2006. 18th international conference on (Vol. 3, pp. 519–522). doi: 10.1109/icpr.2006.109 [GS Search].
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.80
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.80
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)