Um Estudo sobre a Aprendizagem de Função Exponencial no Ambiente Computacional

Mariana Silva Mendonça, Rogério Fernando Pires

Resumo


O software GeoGebra possui uma interface que possibilita a exploração simultânea de dois tipos de registros de representação de uma função, o algébrico e o gráfico. Essa possibilidade de explorar dois tipos de registros vai ao encontro da ideia da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), a manipulação e a coordenação de ao menos duas representações de um mesmo objeto matemático, defendida por Raymond Duval. Assim, o presente artigo tem por objetivo compreender como a utilização do software GeoGebra pode auxiliar alunos do Ensino Médio na aprendizagem de função exponencial por meio da mobilização, manipulação e coordenação de representações semióticas durante uma atividade interventiva. Para tanto, foi aplicado um instrumento de intervenção composto por sete atividades que contemplou o estudo da função exponencial fundamentado na TRRS. O instrumento foi aplicado a um grupo de alunos do 1.º ano do Ensino Médio de um colégio estadual situado no extremo sul do Estado da Bahia. A análise desse instrumento foi de natureza qualitativa e revelou que o software GeoGebra pode auxiliar os alunos na aprendizagem de função exponencial, uma vez que as respostas dadas pelos alunos nas atividades indicaram que a maior parte deles respondeu de maneira assertiva, construindo o conhecimento sobre o objeto matemático em estudo por meio da mobilização, manipulação e coordenação das representações e exploração de propriedades da função estudada.


Palavras-chave


GeoGebra; Teoria dos Registros de Representação Semiótica; Função exponencial.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.1

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.1

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