Avaliação Léxico-Sintática de Atividades Escritas em Algoritmo Genético e Processamento de Linguagem Natural: Um Experimento no ENEM

Jário José Santos, Ranilson Paiva, Ig Ibert Bittencourt

Resumo


A Educação Online vem crescendo bastante nos últimos anos e diversos fatores propiciam esse crescimento. Atualmente, existem diversas tecnologias que dão apoio à Educação Online. Nesse contexto, temos milhões de usuários,  produzindo uma imensa quantidade de dados educacionais, que podem, de certa forma, sobrecarregar professores e tutores, deixando o aluno na espera por feedback. Com a utilização de técnicas computacionais de correção automática, têm-se uma fluidez maior de atividades e diminuição relevante na sobrecarga de trabalho do professor, deixando-o livre para o desenvolvimento de outras atividades. Este trabalho apresenta um Analisador Ortográfico-Gramatical para avaliação automática de Atividades escritas em Língua Portuguesa com uso de Algoritmos Genéticos e Processamento de Linguagem Natural – PLN. O Sistema proposto foi avaliado com experimento com 20 redações, identificando e avaliando os erros de acordo com os erros já separados por corretores humanos. Os resultados obtidos demonstraram uma grande taxa de acerto a identificação e correção.

Palavras-chave


PLN; Processamento de Linguagem Natural; avaliação de atividades escritas

Texto completo:

PDF

Referências


Aho, A. V., & Ullman, J. D. (1972). The theory of parsing, translation, and compiling. Prentice-Hall, Inc..

Brill, E. (1994). Some advances in transformation-based part of speech tagging. arXiv preprint cmp-lg/9406010. [arXiv] [Google Scholar]

Brill, E. (1995). Transformation-based error-driven learning and natural language processing: A case study in part-of-speech tagging. Computational linguistics, 21(4), 543-565. [Google Scholar]

Brill, E., & Pop, M. (1999). Unsupervised learning of disambiguation rules for part-of-speech tagging. In Natural language processing using very large corpora (pp. 27-42). Springer Netherlands. DOI:10.1007/978-94-017-2390-9_3 [Google Scholar]

Brusilovsky, P. (1998). Methods and techniques of adaptive hypermedia. In Adaptive hypertext and hypermedia (pp. 1-43). Springer Netherlands. [Google Scholar]

Chanod, J. P., & Tapanainen, P. (1995). Creating a tagset, lexicon and guesser for a French tagger. arXiv preprint cmp-lg/9503004. [Google Scholar]

Church, K. W. (1988, February). A stochastic parts program and noun phrase parser for unrestricted text. In Proceedings of the second conference on Applied natural language processing (pp. 136-143). Association for Computational Linguistics. DOI:10.3115/974235.974260 [Google Scholar]

Colen, W., & Finger, M. (2013). Improving CoGrOO: the Brazilian Portuguese Grammar Checker. STIL - The 9th Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology. [Google Scholar]

Da Silva, A. C. R. (2004). Educação a distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. [Google Scholar]

Da Silva, A. C. R. (2004). Educação a distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. [Google Scholar]

Daelemans, W., Zavrel, J., Berck, P., & Gillis, S. (1996). MBT: A memory-based part of speech tagger-generator. arXiv preprint cmp-lg/9607012. [Google Scholar]

Damerau, F. J. (1964). A technique for computer detection and correction of spelling errors. Communications of the ACM, 7(3), 171-176. DOI:10.1145/363958.363994 [Google Scholar]

De Almeida, M. E. B. (2003, January). Educação a distância e tecnologia: contribuições dos ambientes virtuais de aprendizado. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 9, pp. 96-107). [Anais do WIE] [Google Scholar]

Deb, K., Pratap, A., Agarwal, S., & Meyarivan, T. A. M. T. (2002). A fast and elitist multiobjective genetic algorithm: NSGA-II. IEEE transactions on evolutionary computation, 6(2), 182-197. DOI:10.1109/4235.996017 [Google Scholar]

Foley, B., & Kobaissi, A. (2006). Using virtual chat to study in informal learning in online environments Annual Meeting of the American Educational Researcher Association. [Google Scholar]

Harrison, T. M., & Stephen, T. (Eds.). (1996). Computer networking and scholarly communication in the twenty-first-century university. SUNY Press. [Google Scholar]

Ilari, R. (2002). Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. Editora Contexto. [Google Scholar]

José, J., Paiva, R., & Bittencourt, I. I. (2015, October). AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE ATIVIDADES ESCRITAS BASEADA EM ALGORITMO GENÉTICO E PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL: Avaliador Ortográfico-Gramatical. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, p. 95). DOI:10.5753/cbie.wcbie.2015.95 [Google Scholar]

Levenshtein, V. I. (1966, February). Binary codes capable of correcting deletions, insertions, and reversals. In Soviet physics doklady (Vol. 10, No. 8, pp. 707-710). [Google Scholar]

Ma, Q., Uchimoto, K., Murata, M., & Isahara, H. (1999). Elastic neural networks for part of speech tagging. In Neural Networks, 1999. IJCNN'99. International Joint Conference on (Vol. 5, pp. 2991-2996). IEEE. DOI:10.1109/IJCNN.1999.835997 [Google Scholar]

Martin, F. G. (2012). Will massive open online courses change how we teach?. Communications of the ACM, 55(8), 26-28. DOI:10.1145/2240236.2240246 [Google Scholar]

Martin, J. H., & Jurafsky, D. (2000). Speech and language processing. International Edition, 710. http://tocs.ulb.tu-darmstadt.de/203636384.pdf

Moran, J. M. (2006). Educação inovadora na Sociedade da Informação. ANPEDE. São Paulo, 168(200.17). [Google Scholar]

Moran, J. M. (2008). A educação a distância e os modelos educacionais na formação dos professores. BONIN, Iara et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: políticas e tecnologias. Porto Alegre: Edipucrs, 245-259. [Google Scholar]

Moschitti, A. (2006, September). Efficient convolution kernels for dependency and constituent syntactic trees. In European Conference on Machine Learning (pp. 318-329). Springer Berlin Heidelberg. DOI:10.1007/11871842_32 [Google Scholar]

Naber, D. (2003). A rule-based style and grammar checker. (Doctoral dissertation, Bielefeld University). [Google Scholar]

Nunes, M. D. G. V., & Oliveira Jr, O. N. (2000). O processo de desenvolvimento do Revisor Gramatical ReGra. In Anais do XXVII SEMISH (XX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação) (Vol. 1, p. 6). [Google Scholar]

Oliveira, F. A., & NAVAUX, P. O. A. (2004). Processamento de linguagem natural: princípios básicos e a implementação de um analisador sintático de sentenças da língua portuguesa. Rio Grande do Sul. [Google Scholar]

Papadimitriou, F. (2009). Modelling spatial landscape complexity using the Levenshtein algorithm. Ecological Informatics, 4(1), 48-55. DOI:10.1016/j.ecoinf.2009.01.001 [Google Scholar]

Ratnaparkhi, A. (1996). ‘A maximum entropy part-of-speech tagger”. In Proceedings of the Empirical Methods in Natural Language Processing Conference. University of Pennsylvania. [Google Scholar]

Schmid, H. (2013, November). Probabilistic part-ofispeech tagging using decision trees. In New methods in language processing (p. 154). Routledge. [Google Scholar]

Sclater, N. (2008). Web 2.0, personal learning environments, and the future of learning management systems. Research bulletin, 13(13), 1-13. [Google Scholar]

Sleeman, D., & Brown, J. S. (1982). Intelligent tutoring systems (pp. 345-pages). London: Academic Press. [Google Scholar]

Stahl, G., Koschmann, T., & Suthers, D. (2006). Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences, 2006, 409-426. [Google Scholar]

Von Neumann, J., & Burks, A. W. (1966). Theory of self-reproducing automata. IEEE Transactions on Neural Networks, 5(1), 3-14. [Google Scholar]

Voutilainen, A. (1995, March). A syntax-based part-of-speech analyser. In Proceedings of the seventh conference on European chapter of the Association for Computational Linguistics (pp. 157-164). Morgan Kaufmann Publishers Inc.. DOI:10.3115/976973.976996 [Google Scholar]

Voutilainen, A. (1995, March). A syntax-based part-of-speech analyser. In Proceedings of the seventh conference on European chapter of the Association for Computational Linguistics (pp. 157-164). Morgan Kaufmann Publishers Inc.. DOI:10.3115/976973.976996 [Google Scholar]

Vrasidas, C., & McIsaac, M. S. (1999). Factors influencing interaction in an online course. American Journal of Distance Education, 13(3), 22-36. DOI:10.1080/08923649909527033 [Google Scholar]

Wilkens, M., & Kupiec, J. (1995). Training Hidden Markov Models for Part-of-speech Tagging'. Internal document, Xerox Corporation. [Google Scholar]

Younger, D. H. (1967). Recognition and parsing of context-free languages in time n3. Information and control, 10(2), 189-208. DOI:10.1016/S0019-9958(67)80007-X [Google Scholar]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.92

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.92

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)