Sistemas de Autoria para Construção de Ambientes Interativos de Aprendizagem Baseada em Agentes
Resumo
O esforço envolvido na construção de Ambientes Interativos de
Aprendizagem é, normalmente, uma tarefa árdua. Aspectos como definiçãoda arquitetura, implementação de componentes, estratégias derepresentação do conhecimento tornam seu desenvolvimento,administração e distribuição complexos e ineficazes em termos de tempo e custo. Para abordar tais aspectos, propõe-se neste artigo um Sistema de
Autoria para Construção de Ambientes Interativos de Aprendizagem baseado em Agentes. Essa abordagem possui ferramentas, uma infraestrutura baseada em ontologia para sistemas educacionais e uma sociedade de agentes que auxiliem na modelagem do domínio e resolução de problemas, através técnicas de Inteligência Artificial. Além do mais, apresenta-se um estudo de caso a fim de demonstrar a efetividade da proposta.
Aprendizagem é, normalmente, uma tarefa árdua. Aspectos como definiçãoda arquitetura, implementação de componentes, estratégias derepresentação do conhecimento tornam seu desenvolvimento,administração e distribuição complexos e ineficazes em termos de tempo e custo. Para abordar tais aspectos, propõe-se neste artigo um Sistema de
Autoria para Construção de Ambientes Interativos de Aprendizagem baseado em Agentes. Essa abordagem possui ferramentas, uma infraestrutura baseada em ontologia para sistemas educacionais e uma sociedade de agentes que auxiliem na modelagem do domínio e resolução de problemas, através técnicas de Inteligência Artificial. Além do mais, apresenta-se um estudo de caso a fim de demonstrar a efetividade da proposta.
Palavras-chave
Ambientes Interativos de Aprendizagem,Sistemas Multi- Agentes, Sistemas de Autoria, Engenharia de Software.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2007.15.1.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2007.15.1.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)