STI-I: SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES QUE INTEGRAM COGNIÇÃO, EMOÇÃO E MOTIVAÇÃO
Resumo
Os Sistemas Tutoriais Inteligentes (STI) tradicionais são geralmente focados nos aspectos cognitivos, não dando a atenção devida aos aspectos emocionais e motivacionais do processo de aprendizado. Este trabalho propõe extensões aos conceitos tradicionais de STIs, descrevendo as bases teóricas e práticas do modelo STI-I, que busca integrar todas essas questões em um modelo único. O STI-I objetiva assistir individualmente os estudantes no processo de aprendizagem, considerando-os como seres integrais. Para atingir esse objetivo são capturadas informações durante o processo de tutoria, para suprir as estruturas de inferências do modelo integrado do estudante com os dados necessários. O modelo é usado pelo Módulo de Diagnóstico para prescrever as atividades de ensino e aprendizagem para o estudante, além de indicar ações visando manter o nível adequado de motivação. A arquitetura proposta para o STI-I foi implementada em um protótipo computacional denominado ECoM, o que tornou possível avaliar experimentalmente os conceitos e práticas propostos. O presente trabalho descreve os fundamentos da pesquisa, a arquitetura proposta, o experimento e seus resultados.
Palavras-chave
Sistemas Tutores Inteligentes; Cognição; Emoção; Motivação; STI; STI-I
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.1.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.1.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)