DESIGN DE UMA FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS
Resumo
Este trabalho apresenta e discute a realização de uma atividade ocorrida no contexto de uma disciplina regular e presencial de um curso de Ciência da Computação. Essa atividade foi proposta para engajar os alunos no processo de aprendizagem por meio da construção coletiva de conteúdos
por todos os participantes, de maneira que eles pudessem também desenvolver autonomia, formar novas relações sociais e se tornarem alunos ativos e também responsáveis pelo curso. A discussão da atividade revela que, mesmo em se tratando de educação presencial, existe a necessidade de
tecnologias que viabilizem a colaboração fora da sala de aula tradicional e aponta as dificuldades encontradas durante a sua realização com suporte do ambiente TelEduc. Por fim, este trabalho apresenta o protótipo de uma ferramenta que reúne os requisitos necessários para possibilitar a colaboração online entre todos os participantes.
por todos os participantes, de maneira que eles pudessem também desenvolver autonomia, formar novas relações sociais e se tornarem alunos ativos e também responsáveis pelo curso. A discussão da atividade revela que, mesmo em se tratando de educação presencial, existe a necessidade de
tecnologias que viabilizem a colaboração fora da sala de aula tradicional e aponta as dificuldades encontradas durante a sua realização com suporte do ambiente TelEduc. Por fim, este trabalho apresenta o protótipo de uma ferramenta que reúne os requisitos necessários para possibilitar a colaboração online entre todos os participantes.
Palavras-chave
colaboração, construção colaborativa de conteúdos,blog, wiki page, interação humano-computador
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.3.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.3.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)