SOO Brasileiro: Aprendizagem e Diversão no XO
Resumo
Na teoria cognitiva de Piaget, o jogo consolida o aprendizado que já ocorreu enquanto possibilita novos aprendizados em um ambiente lúdico. Na teoria sócio-cultural de Vygostky, no jogo a criança alcança uma representação mental de papéis sociais e regras da sociedade. Na teoria da comunicação e metacomunicação de Bateson, o jogo promove a habilidade de compreender múltiplas camadas de significado. Neste artigo apresentamos o design, implementação e avaliação do jogo educativo SOO Brasileiro desenvolvido para ser usado por crianças no XO (laptop proposto pela organização OLPC para crianças). O jogo possibilita à criança aprender conceitos do ecossistema brasileiro de forma interativa e lúdica, e contribui indiretamente ao projeto UCA (Um Computador por Aluno) em seus objetivos no âmbito da educação infantil brasileira. Os resultados mostraram o potencial do jogo em consolidar o aprendizado das crianças nos domínios envolvidos enquanto favorece sua extensão e reflexão sobre o problema no mundo real das espécies.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.03.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.03.%25p
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)