A informática na educação: o que revelam os trabalhos publicados no Brasil

Julién Esteban Gutiérrez Posada, Samuel B. Buchdid, M. Cecília C. Baranauskas

Resumo


A comunidade de informática na educação do Brasil, tem entre seus principais eventos o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), o Workshop de Informática na Escola (WIE) e, nos últimos anos, o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) que atualmente reúne estes dois eventos. Além disso, a revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) tem reunido contribuições da comunidade científica na área ao longo dos anos. Ao analisar essas fontes na Internet, observamos que  todos os trabalhos publicados são de livre acesso; no entanto, é difícil construir uma visão geral dos focos de cada uma destas fontes, identificar os autores mais ativos, e determinar a quantidade e o tamanho de suas  redes de cooperação. Estas informações podem ser usadas, por exemplo, para identificar os temas que estão ganhando ou perdendo relevância em cada uma destas fontes ao longo do tempo,  o grau de cooperação da comunidade e linhas gerais de seu perfil.  Para uma visão geral dos temas presentes nas contribuições, e como ponto de partida de uma análise mais aprofundada, este artigo utiliza o poder expressivo de tagclouds sobre os títulos dos trabalhos, assim como sobre seus resumos. Os resultados permitiram construir um roteiro dentro do campo, que pode informar os pesquisadores e profissionais que estão iniciando  trabalho em áreas afins e os especialistas que querem aprofundar conhecimento sobre o tema.


Palavras-chave


RBIE, CBIE, WIE, SBIE, visão geral, rede de autores, tagclouds

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.142

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.142

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)