Desenvolvimento de habilidades de lógica em estudantes do ensino médio: Uma proposta fundamentada na neurociência

Narúsci Santos Bastos, Diana Francisca Adamatti, Fernanda Antoniolo de Carvalho

Resumo


Este trabalho propõem um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades de lógica em estudantes do ensino médio, fundamentado na Neurociência. O objetivo é identificar possíveis mudanças na fisiologia cerebral pré e pós treinamento de lógica computacional e caracterizar as atividades cerebrais durante a resolução dos problemas do teste de lógica. Para realizar este estudo, foi necessário a coleta de sinais cerebrais em dois momentos: antes do treinamento de lógica computacional e após o treinamento. As coletas foram realizadas enquanto os indivíduos resolviam um teste de lógica. A partir desses dados analisam-se as áreas com maior atividade cerebral durante a resolução de cada questão proposta, que foram coletados através de técnica não-invasiva utilizando um equipamento EEG (Eletroencefalograma), que se baseia em registros de atividades elétricas cerebrais medidas através da superfície do escalpo. Estas técnicas de eletroencefalografia tem sido as mais utilizadas para a aquisição de sinais BCI ( Brain Computer Interface). Os sistemas BCI permitem a comunicação entre um indivíduo e determinados dispositivos externos, baseados em atividade neural gerada pelo cérebro sem exigir qualquer outro tipo de estímulo, como movimentos musculares. Para a análise das regiões cerebrais mais ativadas, foi realizado um estudo baseado na Neurociência, que é um conjunto de disciplinas que estudam o sistema nervoso, sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento e, evolução e também suas alterações. Os resultados obtidos neste trabalho são promissores, mesmo que ainda iniciais, visto que podem contribuir para um melhor entendimento sobre as áreas cerebrais que sofrem mudanças pós treinamento em lógica computacional.


Palavras-chave


Lógica computacional; Sistemas BCI (Brain Computer Interface); Computação; neurociência

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.53

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.53

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)