Análise Temporal de Redes de Coautorias: Um Estudo sobre as Interações dos Autores na Revista Brasileira de Informática na Educação
Resumo
Este trabalho investiga a existência de padrões de relacionamento em uma comunidade científica e suas tendências ao longo do tempo com o objetivo de identificar se existem e quais são os autores, e as organizações as quais pertencem, que se destacam na produção de artigos em coautoria. Acredita-se que este estudo possibilite prever e sugerir novas conexões entre os autores que produzem artigos para esta comunidade através do fomento à formação de parcerias e a consequente difusão de conhecimento. As redes foram formadas a partir dos autores de artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) no período 1997 - 2013. Como principais resultados, concluiu-se que a rede RBIE é composta por pequenas comunidades coesas e desconectadas entre si; que existem autores que se destacam na construção de laços de coautoria, no entanto, ao longo do tempo, as novas conexões não se concentram nestes autores.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.137
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.137
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)