Sabadágil: Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Sof-tware aplicado ao Ensino
Resumo
Um dos grandes desafios das universidades é fazer dos alunos agentes ativos no contexto de ensino e aprendizagem e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento profissional dos próprios professores. Pensando em vencer este desafio, o professor de Métodos Ágeis do Curso de Bacharelado Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu um método baseado simulação do ambiente de desenvolvimento de sistemas utilizando diversas práticas ágeis em sala de aula que culmina com num evento anual denominado Sabadágil. Nesse artigo descreveremos o Sabadágil, evento em que os alunos em um único dia participam da construção de um software utilizando Métodos Ágeis numa simulação que os aproxima do ambiente profissional.
Palavras-chave
Métodos Ágeis; Aprendizagem; Colaboração
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.144
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.144
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)