Sabadágil: Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Sof-tware aplicado ao Ensino

Avelino Ferreira Gomes Filho, Bruna de Barros Santos Xavier, Carlos Felippe Cardoso de Resende, Douglas Rehem, Maria Carmem Moraes, Raphael Duarte Paiva, Saulo Andrade, Rodrigo Toledo

Resumo


Um dos grandes desafios das universidades é fazer dos alunos agentes ativos no contexto de ensino e aprendizagem e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento profissional dos próprios professores. Pensando em vencer este desafio, o professor de Métodos Ágeis do Curso de Bacharelado Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu um método baseado simulação do ambiente de desenvolvimento de sistemas utilizando diversas práticas ágeis em sala de aula que culmina com num evento anual denominado Sabadágil. Nesse artigo descreveremos o Sabadágil, evento em que os alunos em um único dia participam da construção de um software utilizando Métodos Ágeis numa simulação que os aproxima do ambiente profissional.

Palavras-chave


Métodos Ágeis; Aprendizagem; Colaboração

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.144

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.144

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)