Construção de um dicionário virtual para incremento do aprendizado de Biologia no ensino propedêutico
Resumo
Este trabalho visa analisar a acuidade do uso de um Dicionário Virtual Biológico, Etimológico e Circunstanciado no processo de ensino-aprendizagem da biologia, na esfera do ensino propedêutico. O Dicionário Virtual de Biologia – o qual porta cerca de dois mil e trinta e um verbetes referentes ao conteúdo de biologia do primeiro ao terceiro ano do ensino médio – é um recurso de aprendizagem destinado a alunos do ensino médio e está estruturado em wiki (modelo específico de software para a criação de documentos em hipertexto); apresenta uma definição, etimologia, hiperlinks e ilustrações para cada verbete. Por fim, essa proposta corrobora com uma maneira contemporânea de estimular os alunos, propondo o modelo online e interativo, de acesso livre e irrestrito através da internet, enquanto o padrão tradicional está voltado para a publicação impressa, o qual se encontra obsoleto. Espera-se que ao fim do ano de 2015 o dicionário, além da versão tradicional para web – em formato de site – possua também uma outra para smartphones Android, a qual encontra-se em processo de construção.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.131
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.131
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)