Construção de um dicionário virtual para incremento do aprendizado de Biologia no ensino propedêutico

Iana Ciara Santos de Albuquerque, Jéssica Fernanda Ramos Coelho, João Pedro Lobo Antunes, Cínthia Diniz do Nascimento, Darlla Layse Torres de Lima, Rodolfo da Silva Costa, Neyvan Renato Rodrigues da Silva

Resumo


Este trabalho visa analisar a acuidade do uso de um Dicionário Virtual Biológico, Etimológico e Circunstanciado no processo de ensino-aprendizagem da biologia, na esfera do ensino propedêutico. O Dicionário Virtual de Biologia – o qual porta cerca de dois mil e trinta e um verbetes referentes ao conteúdo de biologia do primeiro ao terceiro ano do ensino médio – é um recurso de aprendizagem destinado a alunos do ensino médio e está estruturado em wiki (modelo específico de software para a criação de documentos em hipertexto); apresenta uma definição, etimologia, hiperlinks e ilustrações para cada verbete. Por fim, essa proposta corrobora com uma maneira contemporânea de estimular os alunos, propondo o modelo online e interativo, de acesso livre e irrestrito através da internet, enquanto o padrão tradicional está voltado para a publicação impressa, o qual se encontra obsoleto. Espera-se que ao fim do ano de 2015 o dicionário, além da versão tradicional para web – em formato de site – possua também uma outra para smartphones Android, a qual encontra-se em processo de construção. 


Palavras-chave


aprendizado, biologia, conceitos, dicionário virtual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.131

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.131

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)