Concepção de uma Família de Gestos para Construção de Objetos Geométricos e sua Utilização em um Sistema de Geometria Interativa para Dispositivos Móveis: GeoTouch

Helena Macedo Reis, Seiji Isotani, Leônidas O. Brandão, Wilmax M. Cruz, Anarosa A. F. Brandão, Ramilio R. R. Filho

Resumo


Os sistemas de Geometria Interativa (SGI) foram desenvolvidos com o objetivo de possibilitar aos estudantes explorarem a geometria por meio do computador, permitindo a construção e manipulação de objetos geométricos, como, retas, pontos e circunferências. Tradicionalmente nos SGI, o usuário-aprendiz constrói um objeto geométrico usando o ícone a ele associado disponível na interface do sistema. Se de um lado a literatura indica que este tipo de sistema pode facilitar o aprendizado de Geometria, de outro existem estudos sugerindo que a redução de ícones na interface pode ser benéfica para os usuários iniciantes, diminuindo a dificuldade de se localizar o ícone desejado em meio a vários outros. Estas dificuldades, além de gerar frustração e consequente desmotivação, podem desviar o foco da aprendizagem, com o aprendiz esforçando-se para aprender a usar o sistema e não aos conceitos geométricos. Neste contexto, o presente artigo propõe a redução de ícones nas interfaces dos SGI por meio da definição de uma família de gestos naturais que podem ser utilizados para construção e manipulação de objetos geométricos. Estes gestos foram projetados para, além de reduzir o número de elementos visuais em tela, facilitar também a aprendizagem dos conceitos geométricos. Para utilizar e validar os gestos propostos desenvolveu-se um SGI utilizando Interface Gestual para uso em dispositivos móveis chamado Geotouch. Foram realizados testes de usabilidade com o Geotouch e sua comparação com outros três SGI para dispositivos móveis disponíveis até o momento. Os resultados encontrados indicam que a interface do GeoTouch, que utiliza a família de gestos propostos, é mais fácil de aprender, possui menor número de problemas de usabilidade e o grau de severidade dos problemas encontrados são de baixa prioridade, i.e. afetam minimamente o usuário.

Palavras-chave


Sistema de geometria interativa; Interfaces gestuais; Dispositivos móveis; Geotouch; Interface; Usabilidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.206

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.206

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)