UbiGroup: Um Modelo de Recomendação Ubíqua de Conteúdo para Grupos Dinâmicos de Aprendizes
Resumo
A necessidade do professor buscar e selecionar materiais educacionais adequados para sua turma é um fato comum no meio educacional. Entretanto, a grande disponibilidade de materiais, a heterogeneidade dos perfis dos alunos e a diversidade de atividades pedagógicas que podem ser realizadas, tornam esta tarefa bastante trabalhosa. Neste cenário, este trabalho apresenta um modelo de recomendação ubíqua de conteúdo educacional para grupos de aprendizes criados dinamicamente, que visa auxiliar o professor no processo de busca e seleção de materiais educacionais levando em conta os perfis dos alunos e o contexto onde eles estão inseridos. A estratégia adotada neste trabalho se diferencia dos trabalhos relacionados por efetuar a recomendação de materiais educacionais considerando de forma conjunta os perfis de um grupo de aprendizes, a dinamicidade na formação destes grupos e o contexto no qual eles se encontram. Com base em uma validação por cenários foi possível verificar a viabilidade do modelo.
Palavras-chave
Recomendação para Grupos; Sensibilidade a Contexto; Ontologia; Agente de Software
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.40
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.40
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)