UbiGroup: Um Modelo de Recomendação Ubíqua de Conteúdo para Grupos Dinâmicos de Aprendizes

Luis Gustavo Araujo Ferreira, Jorge Luis Victória Barbosa, João Carlos Gluz, Rosa Vicari

Resumo


A necessidade do professor buscar e selecionar materiais educacionais adequados para sua turma é um fato comum no meio educacional. Entretanto, a grande disponibilidade de materiais, a heterogeneidade dos perfis dos alunos e a diversidade de atividades pedagógicas que podem ser realizadas, tornam esta tarefa bastante trabalhosa. Neste cenário, este trabalho apresenta um modelo de recomendação ubíqua de conteúdo educacional para grupos de aprendizes criados dinamicamente, que visa auxiliar o professor no processo de busca e seleção de materiais educacionais levando em conta os perfis dos alunos e o contexto onde eles estão inseridos. A estratégia adotada neste trabalho se diferencia dos trabalhos relacionados por efetuar a recomendação de materiais educacionais considerando de forma conjunta os perfis de um grupo de aprendizes, a dinamicidade na formação destes grupos e o contexto no qual eles se encontram. Com base em uma validação por cenários foi possível verificar a viabilidade do modelo.

Palavras-chave


Recomendação para Grupos; Sensibilidade a Contexto; Ontologia; Agente de Software

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.40

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.40

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)