Formação continuada com apoio de uma rede social na internet: Tecnologias na Prática Docente de Professores de Matemática

Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, Patricia Alejandra Behar, Liliana Maria Passerino

Resumo


Vários são os desafios estabelecidos pelas inovações tecnológicas ao processo educativo e diversas são as alternativas de práticas pedagógicas que envolvem o uso das mesmas. Neste contexto, a formação de professores se apresenta como um dos mecanismos essenciais para melhorar a qualidade da educação e em nossa opinião tal formação torna-se necessária já com professores iniciantes, que apresentam lacunas e incertezas na sua formação inicial. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi construir e analisar uma proposta de formação continuada, para os egressos da licenciatura em Matemática do Instituto Federal Fluminense.  A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Essa visou a possibilitar a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) à prática docente, a partir da  perspectiva sócio-histórica. A formação contou com uma rede social na Internet (RSI), implementada com a plataforma Elgg.  A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada por meio de um estudo de caso. Os instrumentos de coletas de dados foram questionário, entrevista, observação participante e registros dos participantes  na RSI. A análise dos dados sinalizou que o processo de letramento digital é pré-condição para o alcance dos objetivos da formação e confirmou a importância do sujeito mais experiente nas interações e das relações entre os pares. A flexibilidade da formação e da configuração de recursos da RSI pelos professores foi considerada importante para o contexto educacional, pois permitiu atender particularidades de cada professor e de seu contexto docente. Além disso, a análise possibilitou identificar dimensões do capital social que contribuíram para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores, evidenciando que a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.


Palavras-chave


Formação de Professores. Redes Sociais na Internet. Letramento Digital. Capital Social.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.37

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.37

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)