Desenvolvimento de Metodologias de Ensino-Aprendizagem da Matemática em Ambientes Computacionais baseados na Estética Logo
Resumo
O presente trabalho aborda o desenvolvimento de metodologias para o uso integrado do computador nas atividades de sala de aula na disciplina de Matemática, em uma escola de primeiro e segundo graus da rede pública do estado de São Paulo, na cidade de Americana. O trabalho é apresentado na forma de três estudos de caso, descrevendo e analisando as experiências realizadas em sala de aula. A primeira experiência, com uma oitava série do primeiro grau, no contexto da Geometria Plana; a segunda, com uma primeira série do segundo grau, em Trigonometria; e a terceira experiência, com uma terceira série do segundo grau, no contexto da Geometria Analítica. Em cada caso, são apresentadas as diferentes metodologias de trabalho desenvolvidas, pontuando com exemplos dos alunos e o papel do professor. Apesar das diferentes metodologias, as experiências descritas têm como base teórica o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração na construção dos conceitos matemáticos. A interação aluno-computador, viabilizada pela linguagem de programação Logo e o ambiente LEGO-Logo, contribuiu para aumentar o domínio da aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas no contexto de sala de aula.
Palavras-chave
educação matemática; Logo; LEGO-Logo; informática na educação e ambientes computacionais
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.97
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.97
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)