Métricas para uma Educação sem Distância

Romero Tori

Resumo


Este artigo discute o conceito de distância em atividades de aprendizagem e a convergência entre educação convencional e virtual. São identificados 3 tipos de distâncias e 3 tipos de relacionamentos nos quais a sensação de proximidade pode ser percebida pelos aprendizes. Para facilitar a comparação entre diferentes atividades de aprendizagem, quanto ao potencial de proximidade das mesmas, é proposta uma métrica que atribui a cada atividade um valor de 0 (totalmente distante) a 100 (máxima aproximação).

Palavras-chave


educação a distância; educação virtual interativa; informática na educação

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.9-19

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.9-19

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)