Agentes de Software em Ambientes Educacionais Mediados por Computador
Resumo
Encontram-se descritos, na literatura, diferentes problemas relacionados ao uso de ambientes educacionais mediados por computador. Uma das soluções propostas envolve a adoção de agentes de software. Este tutorial visa analisar a natureza dos problemas descritos e apontar o papel desempenhado pelos agentes como parte da solução. Para documentar as soluções adotadas, construímos uma taxonomia preliminar para o domínio estudado, utilizando um modelo de facetas proposto por e classificando os agentes em categorias, setores, subsetores e funcionalidade.
Palavras-chave
Agentes em ambientes educacionais; Ambientes de educação a distância; Ambientes de aprendizagem cooperativa; Taxonomia e ontologia de domínio
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2003.11.1.9-25
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2003.11.1.9-25
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)