Laptops Educacionais em Escolas Públicas: Primeiros Resultados de uma Abordagem Socio-técnica
Resumo
Vários projetos ao redor do mundo têm concentrado esforços para inserir em sua prática escolar laptops a serem usados por crianças no modelo 1:1. Neste artigo, apresentamos uma abordagem metodológica para a integração de laptops no ambiente escolar que tem base em conceitos da Semiótica Organizacional e do Design Participativo. Descrevemos os princípios e primeiros resultados de um Projeto que está sendo realizado com a participação ativa da comunidade de uma escola pública da periferia urbana de Campinas (SP) para a criação de soluções e processos contextualizadas. Os resultados das primeiras cinco oficinas semio-participativas, realizadas in loco no espaço da escola, ilustram a viabilidade da proposta metodológica para inserção de laptops XO na escola.
Palavras-chave
inclusão digital, laptops educacionais, semiótica organizacional, design participativo, laptop XO, OLPC
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.31
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.31
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)