Laptops Educacionais em Escolas Públicas: Primeiros Resultados de uma Abordagem Socio-técnica

Flávia Linhalis Arantes, Tel Amiel, Leonardo Cunha de Miranda, Maria Cecília Martins, Maria Cecília Calani Baranauskas

Resumo


Vários projetos ao redor do mundo têm concentrado esforços para inserir em sua prática escolar laptops a serem usados por crianças no modelo 1:1. Neste artigo, apresentamos uma abordagem metodológica para a integração de laptops no ambiente escolar que tem base em conceitos da Semiótica Organizacional e do Design Participativo. Descrevemos os princípios e primeiros resultados de um Projeto que está sendo realizado com a participação ativa da comunidade de uma escola pública da periferia urbana de Campinas (SP) para a criação de soluções e processos contextualizadas. Os resultados das primeiras cinco oficinas semio-participativas, realizadas in loco no espaço da escola, ilustram a viabilidade da proposta metodológica para inserção de laptops XO na escola.

Palavras-chave


inclusão digital, laptops educacionais, semiótica organizacional, design participativo, laptop XO, OLPC

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.31

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.31

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)