Auto-narrativas e Hipertextos: dispositivos digitais de construção de sujeito/conhecimento

Nize Maria Campos Pellanda

Resumo


Resumo: O trabalho relata uma pesquisa-ação realizada com adolescentes procedentes de uma zona rural de famílias de baixa renda. Esses jovens apresentavam sérios problemas de aprendizagem. A partir da hipótese de que o meio digital pode proporcionar um ambiente perturbador importante para uma mobilização interna/auto-organização, o desenvolvimento do projeto se deu com as atividades de escrita de si em Blogs e elaboração de Hipertexto. Os referenciais teóricos que suportaram essa pesquisa foram oriundos, basicamente, da Teoria da Biologia da Cognição de H. Maturana e F. Varela e o conceito de Ecologia Cognitiva de Pierre Lévy. O pressuposto básico organizador foi o da inseparabilidade construção de sujeito/construção de conhecimento.

Abstract: The paper reports an action-research developed with adolescents who came from of a countryside region of low income families. These teenagers presented serious learning problems. Parting from the hypothesis that the digital medium can offers an important disturbing environment toward a internal mobilization/self-organization the development of the project occurred with activities such as writing about self in Blogs and Hypertexts exercises. The framework that has supported this research emerged, basically, from the Biology of Cognition Theory and from the concept of Cognitive Ecology by Pierre Lévy. The main organizer assumption was the inseparability of construction of subjectivity/cognition.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2006.%25p