Gêneros Assíncronos: Instrumentos de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Priscila B. David, José A. Castro Filho, Alina G. Spinillo, Raquel A. F. Siqueira

Resumo


Resumo: Este artigo enfatiza a importância de gêneros assíncronos integrados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem como veículos promotores da interação entre os participantes. Considerando-se que a aproximação de uma comunicação oral identifica um maior nível de interação em um gênero, investiga-se aqui a natureza da linguagem praticada em uma lista e um fórum de discussão pedagógicos, conforme sua aproximação com características da linguagem oral e da linguagem escrita. Os resultados demonstram a existência de traços marcantes de oralidade em listas e fóruns de discussão. Os professores que lidam com esse meio devem estar atentos a este aspecto ao considerar as comunicações que se estabelecem em gêneros desta natureza.

Abstract: This paper emphasizes the importance of asynchronous genres integrated to Virtual Learning Enviroments as ways of promoting interaction among the participants. As the approximation of an oral communication identifies a high level of interaction in a genre, the nature of the language practiced on a list and a discussion forum is investigated here, according to its approximation to oral and written language characteristics. Results have demonstrated the existence of strong oral aspects at lists and discussion forums. Teachers should be attentive to this aspect when considering the communications that occurs in such genres.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2006.%25p