Tecnologia móvel e ubíqua na educação: uma análise com base em revisão sistemática.
Resumo
As tecnologias móveis e ubíquas estão se tornando tendências cada vez mais utilizadas no processo educacional e é notória a necessidade de um estudo aprofundado em relação ao tema. O seguinte artigo tem como objetivo apresentar a relevância dos materiais científicos, metodologias e resultados mensurados nos estudos dessas tendências no processo de ensino/aprendizagem, usando a revisão sistemática como metodologia para verificar se as mesmas são favoráveis à educação. O protocolo é composto por quatro questões de pesquisa, dentre elas destaca-se a quarta Quais as contribuições positivas foram viabilizadas pelas tecnologias móveis e ubíquas em sistemas para ensino/aprendizagem?. A aplicação dos critérios de exclusão e inclusão culminou na seleção e análise de 19 artigos publicados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE entre 2007 e 2017, além do uso de uma string de busca relacionada ao tema. Dentre os resultados obtidos destaca-se a contribuição positiva destas tecnologias, como exemplo o aumento de engajamento, o incentivo e a concentração no processo de ensino/aprendizagem.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1052