Tem Ideia na Rede: Inserindo o Pensamento Computacional na Rede Municipal de Ensino
Resumo
Este relato de experiência apresenta os principais resultados do Tem Ideia na Rede, um evento que promoveu a aprendizagem de computação e programação com estudantes 209 estudantes de 5˚ ao 9˚ de 28 escolas da rede pública. O evento integrou 24 instrutores de informática e cerca de 10 professores de disciplinas como matemática, ciências, geografia, inglês e etc, que atuaram como mediadores do processo. Os resultados de pesquisa indicam que conceitos de programação podem ser abordados no Ensino Fundamental e que o uso de ferramentas sociais como Facebook, Youtube e Whatsapp auxiliam este processo. Além disso, durante as etapas de avaliação ficou claro que os principais ganhos da aprendizagem de computação ocorrem quando os estudantes se sentem motivados com seu projeto e que o processo de avaliação deve valorizar a trajetória e evolução de projeto. Como resultados para comunidade, o evento passou a integrar o calendário escolar da cidade.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1032