Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas

Vladimir Silva, Kebson Silva, Rozelma França

Resumo


Abstract. The teaching of computing as a science in public schools in Brazil is not yet a reality, although there are initiatives on the subject. Numerous factors contribute to this, such as the lack of public policies for the integration of computing into the school curriculum, investment in educational technologies, and teacher training to use these resources. In this context, the curricular internship discipline of the course of Degree in Computing of a university of the state X facilitated the experience of a teacher training project of public schools in computational thinking (PC), seeking to disseminate computing as an interdisciplinary science. As a result of this project, it can be mentioned that before the training the teachers did not have knowledge about the subject PC, however, they increased their perception on the subject, under interdisciplinary looks and expressed the intention to apply the knowledge built in their classrooms. Resumo. O ensino de computação, como ciência, nas escolas públicas do Brasil ainda não é uma realidade, apesar de haver iniciativas sobre o tema. Inúmeros fatores contribuem para isso, como a falta de políticas públicas para a integração da computação no currículo escolar, o investimento em tecnologias educacionais e a da formação docente para uso desses recursos. Neste contexto, a disciplina Estágio Curricular V do curso de Licenciatura em Computação de uma universidade do estado X oportunizou a vivência de um projeto de formação de professores de escolas públicas em pensamento computacional (PC), buscando difundir a computação como uma ciência interdisciplinar. Como resultados deste projeto, pode-se mencionar que antes da formação os professores não possuíam conhecimento sobre o tema PC, contudo, ampliaram sua percepção sobre o tema, sob olhares interdisciplinares e manifestaram pretensão de aplicar os conhecimentos construídos em suas salas de aula.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.805