Pensamento computacional sob a perspectiva de licenciandos em computação
Resumo
A literatura da área de Educação em Computação aponta para a necessidade de integrar o Pensamento Computacional (PC) no currículo escolar, tendo os estudantes uma compreensão dos fundamentos da Ciência da Computação, não limitando-se ao manuseio de tecnologias. Nesse contexto, este artigo busca identificar o entendimento que licenciandos em Computação possuem acerca do PC, uma que vez que a maneira como apropriam-se dessa habilidade interferirá no seu modo de ensinar. A partir de um estudo realizado em uma universidade pública no Brasil pôde-se identificar que, em geral, a compreensão de PC que os futuros professores possuem é condizente com a literatura da área. Em particular, foi identificado que os conceitos Algoritmo, Automação e Abstração são os que eles percebem explorar com maior recorrente na resolução de problemas do dia a dia, em detrimento do uso de Paralelismo e Simulação.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.795