Estudo e Aplicação da técnica Learning Mosaic no apoio à autorregulação da aprendizagem em Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs)

Aracele Fassbinder, Ellen Francine Barbosa

Resumo


Este artigo apresenta uma técnica denominada Learning Mosaic, geralmente utilizada no contexto presencial para apoiar a autorregulação da aprendizagem e gestão do conhecimento dentro de empresas. Apesar do potencial da técnica, ela ainda é pouco explorada no contexto de ensino e aprendizagem, principalmente em cursos virtuais, e existe uma demanda por ferramentas que automatizem sua aplicação. Essa questão foi identificada durante a oferta de um curso aberto online e massivo (MOOCs) sobre Desenvolvimento Ágil de Software. Os resultados obtidos podem contribuir para aplicações futuras da técnica em ambientes presenciais ou virtuais e, também, estimular a criação ou adaptação de plataformas de MOOCs cujas funcionalidades sejam baseadas nos fundamentos de Learning Mosaic para fomentar a autorregulação da aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.628